Categories: Sem categoria

Genial/Quaest: 86% dos brasileiros condenam atos golpistas do 8/1

Spread the love

Genial/Quaest: 86% dos brasileiros condenam atos golpistas do 8/1

Levantamento também aponta que 50% dos entrevistados acreditam que Jair Bolsonaro, já indiciado pela PF, teve influência na organização dos ataques em Brasília

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Para Felipe Nunes, diretor da Quaest, os números evidenciam a solidez do sistema democrático no Brasil.

Pesquisa divulgada pela Quaest nesta segunda-feira (6) aponta que a maioria dos brasileiros condena os ataques golpistas contra as sedes dos Três Poderes, ocorridos em 8 de janeiro de 2023. De acordo com o levantamento, 86% dos entrevistados desaprovam, enquanto apenas 7% afirmam aprová-los. Outros 7% não souberam ou preferiram não responder.

O levantamento, encomendado pela Genial Investimentos, entrevistou 8.598 pessoas em todas as regiões do país entre os dias 4 e 9 de dezembro de 2024. A margem de erro é de 1 ponto percentual para mais ou para menos.

Leia maisLula participa de cerimônia em memória do 8/1

Embora a rejeição ainda seja amplamente majoritária, o índice sofreu uma leve queda em relação à pesquisa anterior, realizada em dezembro de 2023, quando 89% dos entrevistados desaprovavam os atos.

Solidez da democracia

Para Felipe Nunes, diretor da Quaest, os números evidenciam a solidez do sistema democrático no Brasil.

“A rejeição aos atos do 8/1 mostra a resistência da democracia brasileira e a responsabilidade da elite política em manter a estabilidade institucional”, afirmou.

Envolvimento de Bolsonaro

A pesquisa também revelou que 50% da população acredita que Jair Bolsonaro teve influência na organização dos atos golpistas. Os que descartam esse hipótese somam 39%.

Para além da influência, 48% dos entrevistados consideram que o ex-presidente de extrema direita participou, de fato, do plano golpista investigado no Supremo Tribunal Federal (STF). Já 34% responderam que Bolsonaro não teve envolvimento na trama.

Leia maisPF confirma ligação entre o 8 de janeiro e a trama golpista de Bolsonaro

“Segundo a Quaest, 86% dos brasileiros CONDENA as invasões do 8 de janeiro. Em breve, será o STF a condenar e colocar na cadeia Jair Bolsonaro e demais mentores ‘intelectuais da tentativa de golpe. Em janeiro, a PGR fará a entrega das denúncias. Que seja feita a justiça”, afirmou o deputado federal Rogério Correia (PT-MG).

 

Indiciamento de Bolsonaro

ex-presidente foi indiciado em novembro de 2023, junto com outras 36 pessoas, por suspeita de crimes como abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe e organização criminosa.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) analisa o relatório da Polícia Federal (PF) e pode formalizar denúncias nos próximos meses.

Felipe Nunes destaca que os resultados apontam para um aumento na percepção de responsabilidade de Bolsonaro.
“Entre 2023 e 2024, parecia haver uma tendência de relativização do papel do ex-presidente nos atos. No entanto, o novo levantamento sinaliza uma mudança significativa, sugerindo que o processo judicial e as evidências divulgadas podem ter impactado a opinião pública”, explicou.

Reprovação majoritária

Ainda de acordo com a pesquisa, tanto eleitores de Bolsonaro quanto de Lula reprovam majoritariamente os atos de 8 de janeiro.
Entre os apoiadores de Bolsonaro, 85% desaprovam os ataques — mesmo índice registrado em dezembro de 2023. Entre os eleitores de Lula, a rejeição é de 88%.

“Pesquisa Quaest apurou que 86% da população são contra a tentativa de golpe do dia 8 de janeiro. Isso significa que nossa democracia venceu os golpistas. Nossas instituições republicanas estão consolidadas e prontas para se fazer cumprir a Constituição e as leis. Ditadura nunca mais! Sem anistia!”, afirmou o líder do governo Lula na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE).

Desaprovação por região e faixa etária

O repúdio aos atos golpistas é consistente em todas as regiões do país. O Nordeste registrou o maior índice de reprovação, com 87%, seguido pelo Sudeste e Centro-Oeste, ambos com 86%. No Sul, 85% rejeitam os ataques.

Entre as faixas etárias, a reprovação também se mantém elevada. Em todas as categorias — dos 16 aos 60 anos ou mais — o índice de desaprovação supera 84%, enquanto a aprovação não ultrapassa 9%.
Comparações internacionais

A pesquisa Quaest também traça paralelos entre os eventos de 8 de janeiro no Brasil e a invasão ao Capitólio dos Estados Unidos em 6 de janeiro de 2021.

Nos EUA, a aprovação aos atos subiu de 9%, logo após a invasão, para 20% dois anos depois.
No Brasil, a aceitação permaneceu baixa, oscilando de 4% para 7% no mesmo período.

O pesquisador Felipe Nunes avalia que a postura cautelosa do governo Lula, ao tratar o tema dentro dos limites do Estado Democrático de Direito, contribuiu para preservar a estabilidade política.

“Diferentemente do que ocorreu nos EUA, onde o debate foi politizado, o Brasil conseguiu evitar a polarização extrema sobre o episódio, o que manteve o repúdio elevado”, afirmou.

Leia maisDatafolha: 62% dos brasileiros rechaçam anistia aos golpistas do 8/1

Da Redação

Blog do Mamede

Recent Posts

Temporais: Equatorial Goiás atenta para previsão de chuva forte e orienta clientes sobre riscos

Temporais: Equatorial Goiás atenta para previsão de chuva forte e orienta clientes sobre riscos Britânia,…

26 minutos ago

O prefeito sou eu! E Agora Velomar Rios?

O prefeito sou eu! E Agora Velomar Rios? Gente boa do Blog, o prefeito Velomar…

1 hora ago

Catalão: Ex-Prefeito Adib Elias Retorna À Catalão E Deverá Ter Primeiro Encontro Com Prefeito Velomar Rios

Catalão: Ex-Prefeito Adib Elias Retorna À Catalão E Deverá Ter Primeiro Encontro Com Prefeito Velomar…

3 horas ago

CATALÃO: EM COPASSO DE ESPERA

CATALÃO EM COPASSO DE ESPERA A expectativa em torno dos resultados das eleições de outubro…

3 horas ago

Em dois anos, STF responsabilizou 898 pessoas por atos antidemocráticos de 8 de janeiro

Em dois anos, STF responsabilizou 898 pessoas por atos antidemocráticos de 8 de janeiro Balanço…

4 horas ago

Famílias de vítimas da ditadura têm reparação moral com retificação de certidão de óbito

Famílias de vítimas da ditadura têm reparação moral com retificação de certidão de óbito Em…

4 horas ago