Categories: Sem categoria

Restauração de obras marca ato dos dois anos da tentativa golpista de 8 de Janeiro

Spread the love

Restauração de obras marca ato dos dois anos da tentativa golpista de 8 de Janeiro

 

Destaque fica para o quadro As Mulatas de Di Cavalcanti e o relógio Balthasar Martinot Boulle, que chegou ao Brasil pelas mãos de dom João VI em 1808.

 

Profissional participa da restauração de tela danificada: trabalho envolveu Universidade Federal de Pelotas, Iphan e órgão vinculado à Presidência — Foto: Divulgação/Planalto

Nesta quarta-feira, 8 de janeiro, o Palácio do Planalto sediará uma solenidade em memória aos dois anos dos atos golpistas que abalaram o Brasil em 2023. O evento será uma celebração da democracia e incluirá a entrega de obras restauradas, simbolizando a recuperação do patrimônio cultural destruído na época. A programação contará com representantes do Executivo, do Legislativo e do Judiciário, além de um simbólico “Abraço da Democracia” na Praça dos Três Poderes.

Entre as obras de arte que integraram o trabalho de restauro estão uma ânfora portuguesa de cerâmica, uma obra em madeira, duas em metal, uma em papel e 15 telas. De acordo com o Executivo, o relógio Balthasar Martinot Boulle, que chegou ao Brasil pelas mãos de dom João VI em 1808, foi consertado na Suíça sem custo para o governo brasileiro.

Um laboratório foi instalado no Palácio da Alvorada para restauração de 20 obras. O restauro, que teve início ainda em janeiro de 2023, dias após os ataques, envolveu 22 profissionais, entre os quais professores do curso de Conservação e Restauração da UFPel, bolsistas de graduação e pós-graduação da universidade.

Ao longo de quase dois anos, o trabalho envolveu documentação científica das peças, limpeza, catalogação dos fragmentos, planejamento de montagem, colagem e reposição de pintura.

Leia também: Praça dos Três Poderes recebe ato em defesa da democracia em 8 de janeiro

Ato dividido em quatro momentos

A cerimônia terá início às 9h30, com um total de quatro etapas:

  • Restauração de Obras: Na Sala de Audiências do Palácio, será realizada a reintegração de 21 obras ao acervo da Presidência. Entre os destaques estão o relógio do século XVII e uma ânfora antiga, ambos vandalizados em 2023. O relógio simboliza a capacidade de reconstrução após os danos causados pelos atos golpistas.
  • Descerramento de “As Mulatas”: O icônico quadro de Di Cavalcanti, também danificado em 2023, retornará ao terceiro andar do Palácio do Planalto, onde despacha o presidente da República. O descerramento da obra é um marco na recuperação simbólica do espaço público e cultural.
  • Cerimônia com Autoridades: Às 11h, o Salão Nobre do Palácio do Planalto receberá representantes dos Três Poderes para uma cerimônia oficial. A presença de todo o ministério foi requisitada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, incluindo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que interromperá suas férias para participar do ato.
  • Abraço da Democracia: Na Praça dos Três Poderes, autoridades e cidadãos realizarão um “Abraço da Democracia” em torno da palavra “Democracia”, escrita no chão da praça. Este gesto busca reafirmar o compromisso nacional com os valores democráticos.

De tarde, às 14h, o Supremo Tribunal Federal (STF) promoverá uma roda de conversa em memória ao 8 de janeiro com servidores e colaboradores que atuaram na limpeza e reconstrução das instalações depredadas, além da restauração das obras destruídas durante a invasão.

O vice-presidente do Supremo, no exercício da presidência, ministro Edson Fachin, abrirá o encontro. O magistrado também receberá, às 15h30, obras de arte, produzidas com destroços da invasão, de quatro artistas plásticos de Brasília.

No ano passado, o evento em memória do 8 de janeiro nomeado “Democracia Inabalada” foi realizado no Congresso Nacional e no Supremo Tribunal Federal (STF).

Contexto dos atos golpistas

Os eventos de 8 de janeiro de 2023 ocorreram após semanas de protestos de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro. Manifestantes invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes em Brasília, resultando na prisão de 1.430 pessoas e em mais de 300 condenações pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Investigações subsequentes indicaram possíveis envolvimentos de Bolsonaro e de membros de seu governo em uma tentativa de golpe.

Avanço das investigações

A recente conclusão de um inquérito pela Polícia Federal resultou no indiciamento de figuras como o ex-presidente Bolsonaro, o ex-ministro Braga Netto e outros membros do governo anterior. O próximo passo é a avaliação da Procuradoria-Geral da República sobre o oferecimento de denúncia ao STF.

Significado cultural e político

A restauração das obras destruídas e os eventos planejados sublinham a resiliência das instituições democráticas brasileiras. Mais do que uma cerimônia, o ato simboliza a capacidade de reconstruir não apenas patrimônios materiais, mas também a confiança no Estado de Direito e na soberania popular.

Os gestos planejados nesta data têm a intenção de inspirar reflexão sobre os valores democráticos e reafirmar o compromisso coletivo com a preservação desses ideais, essenciais para o futuro do Brasil.

Autor
Blog do Mamede

Recent Posts

Temporais: Equatorial Goiás atenta para previsão de chuva forte e orienta clientes sobre riscos

Temporais: Equatorial Goiás atenta para previsão de chuva forte e orienta clientes sobre riscos Britânia,…

8 horas ago

O prefeito sou eu! E Agora Velomar Rios?

O prefeito sou eu! E Agora Velomar Rios? Gente boa do Blog, o prefeito Velomar…

9 horas ago

Catalão: Ex-Prefeito Adib Elias Retorna À Catalão E Deverá Ter Primeiro Encontro Com Prefeito Velomar Rios

Catalão: Ex-Prefeito Adib Elias Retorna À Catalão E Deverá Ter Primeiro Encontro Com Prefeito Velomar…

10 horas ago

CATALÃO: EM COPASSO DE ESPERA

CATALÃO EM COPASSO DE ESPERA A expectativa em torno dos resultados das eleições de outubro…

11 horas ago

Em dois anos, STF responsabilizou 898 pessoas por atos antidemocráticos de 8 de janeiro

Em dois anos, STF responsabilizou 898 pessoas por atos antidemocráticos de 8 de janeiro Balanço…

11 horas ago

Famílias de vítimas da ditadura têm reparação moral com retificação de certidão de óbito

Famílias de vítimas da ditadura têm reparação moral com retificação de certidão de óbito Em…

11 horas ago