Em 1º de janeiro de 2025, habitantes e visitantes de Belgrado, capital da Sérvia poderão andar gratuitamente no transporte público coletivo.
Anunciada pelo prefeito Aleksandar Sapic na última quarta-feira (18), a medida visa diminuir os congestionamentos e a poluição atmosférica, causada pelo grande número de veículos. Será a primeira cidade com mais de 1 milhão de habitantes que adota uma medida do gênero em um quadro de normalidade e sem caráter temporário.
Para o deputado federal Jilmar Tatto (PT-SP), coordenador da Frente Nacional em Defesa da Tarifa Zero no Transporte Público, foi um grande passo para o fortalecimento da proposta. “É a primeira cidade desse porte que adota a gratuidade integral. Vamos prestar muita atenção no processo de implantação e na evolução da política. Servirá de exemplo para grandes cidades no Brasil”.
Outras cidades e pequenos países europeus já ofereciam gratuidade no transporte, como Tallinn, a capital Estônia, e as nações de Luxemburgo e Malta – que têm populações menores que Belgrado.
Tatto destaca que o excesso de carros e congestionamentos são dois dos principais problemas urbanos e o transporte público é a principal forma de controlá-los. “É fundamental que o transporte público seja de qualidade e atraente, para que motoristas deixem seus carros em casa. A Tarifa Zero é uma política que viabiliza essa troca, além de trazer outros benefícios para o comércio e serviços”.
Em julho de 2023, o Partido dos Trabalhadores elegeu a Tarifa Zero no transporte público como uma de suas bandeiras para as eleições de 2024, bem como produziu uma cartilha para servir de subsídio para as candidaturas que defenderam a política na campanha.
Da Redação, com IstoÉ