Além disso, mostram que os militares envolvidos na trama mantinham uma perigosa proximidade de autoridades do atual governo, como mostra a presença de vários deles nas ações de segurança institucional preparadas para a reunião de cúpula do G20 na última semana. Ou seja, os mesmos militares que cogitaram sequestrar, envenenar e assassinar autoridades seguiam exercendo suas atividades próximos a essas mesmas autoridades.
As revelações que vieram à tona só comprovam o que o PSOL tem dito há meses: a bomba instalada num caminhão tanque no aeroporto de Brasília, os distúrbios provocados na capital federal no dia da diplomação de Lula e Alckmin, a fuga de Bolsonaro para os Estados Unidos e a tentativa de golpe do 8/1 fazem parte de investidas previamente concebidas para viabilizar um golpe de Estado.
O recente atentado realizado na Praça dos Três Poderes mostra que a ameaça de violência contra autoridades não está afastada. Por isso é urgente colocar fora de circulação todos os envolvidos nos atos denunciados hoje. O instrumento da prisão preventiva tem justamente esse propósito: evitar que suspeitos sigam cometendo crimes ou destruindo provas. Por isso, consideramos importante a prisão de Braga Neto e Bolsonaro.
É urgente uma reação enérgica, não é possível ter nenhuma leniência contra os inimigos da democracia!
19 de novembro de 2024
Executiva Nacional do PSOL