Categories: Sem categoria

Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório

Spread the love

Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório

 

Ouvidoria das Polícias estadual revela aumento expressivo nos últimos 4 anos, impulsionado por mudanças legislativas e maior confiança no registro de denúncias.

 

Foto: Agência Brasil

A Ouvidoria das Polícias de São Paulo revelou nesta segunda-feira (18) um ​​aumento de 968,5% nos boletins de ocorrência por crimes raciais entre 2020 e 2023. O número saltou de 447 casos em 2020 para 4.776 registros em 2023. Desse total, cerca de 80% ocorrem na capital paulista e na região metropolitana.

equiparação da injúria racial ao racismo, promovida pela Lei 14.532 sancionada pelo presidente Lula em 2023, é apontada como um marco no encorajamento das denúncias. Segundo o ouvidor das Polícias, Cláudio Aparecido da Silva, esta mudança legislativa foi essencial para que a população confiasse mais no aparelho estatal. “Colaborou, com certeza, para que as pessoas se encorajassem para buscar o Poder Público estadual no sentido de ter os seus direitos preservados e na busca pelos seus direitos”, disse.

Além disso, o aumento não significa necessariamente que mais crimes foram cometidos, mas que o registro se tornou mais preciso e qualificado para esse tipo de crime.

Racismo é o crime mais comum

O estudo revelou que 26,4% (1.261) dos registros em 2023 foram relacionados a crimes de racismo por etnia e cor. Outros tipos de discriminação registrados incluem: homofobia/Transfobia: 7,96% (380 casos); discriminação Religiosa: 1,17% (56 casos) e preconceito por Origem: 0,61% (29 casos). No entanto, um dado preocupante aponta que 63,74% dos boletins (3.044 casos) não tiveram a tipificação do crime definido, o que dificulta o avanço das investigações.

Para o ouvidor, os números indicam um desafio estrutural. É preciso amadurecer esses dados para compreender o tamanho do problema e “isso vai demandar mais preparo da polícia para lidar com o tema, vai demandar mais capacidade técnica mesmo para conduzir um inquérito para a apuração desses casos e vai também demandar mais compromisso para que os casos efetivamente tenham fins positivos e que colaborem para que a Justiça seja feita”, explicou Silva.

O ano de 2023 também marcou uma evolução no registro das denúncias, sendo o único período analisado em que a maioria dos boletins teve autoria conhecida, o que facilita as investigações.

O relatório, batizado de “Flávio Jorge Rodrigues da Silva” e feito em conjunto com a Fundação Friedrich Ebert, faz homenagem ao ativista do movimento negro falecido em junho deste ano, será compartilhado com o governo federal. A intenção é ampliar o levantamento para outros estados e fomentar o debate sobre o racismo no âmbito nacional.

Para ver a íntegra do relatório, clique aqui.

__

com agências

Autor
Blog do Mamede

Recent Posts

Lançamento de Livro: Será Dia 30 de Abril No Lafé Park (Parque Calixto Abrão)

Gente boa do Blog, está marcado, será no dia 30 de abril, às 19:00 horas…

12 horas ago

HÁ 260 VAGAS DISPONÍVEIS, OFERECIDAS PELA SECRETARIA DE TRABALHO E RENDA – SINE

HÁ 260 VAGAS DISPONÍVEIS, OFERECIDAS PELA SECRETARIA DE TRABALHO E RENDA – SINE 1. Açougueiro…

12 horas ago

Improbidade: ex-prefeito e ex-secretária de Santa Rita do Novo Destino são condenados por concessão ilegal de gratificações em ação do MPGO

Improbidade: ex-prefeito e ex-secretária de Santa Rita do Novo Destino são condenados por concessão ilegal…

12 horas ago

Em ação movida pelo MPGO, ex-vereador de Formosa é condenado por improbidade, ao acumular cargos incompatíveis durante mandato

Em ação movida pelo MPGO, ex-vereador de Formosa é condenado por improbidade, ao acumular cargos…

12 horas ago

Quais as reais causas da queda da aprovação de Lula nas pesquisas?

Quais as reais causas da queda da aprovação de Lula nas pesquisas?   Causas vão…

12 horas ago

Maioria quer Bolsonaro preso, mas teme impunidade; 56% rejeitam anistia

Maioria quer Bolsonaro preso, mas teme impunidade; 56% rejeitam anistia   Datafolha mostra que brasileiros…

12 horas ago