Categories: Sem categoria

Declaração do G20 pede paz em Gaza e taxação de grandes fortunas

Spread the love

Declaração do G20 pede paz em Gaza e taxação de grandes fortunas

 

Aprovada por consenso, a “Declaração de Líderes do Rio de Janeiro” é uma vitória política do Brasil, que ocupa a presidência do grupo desde dezembro de 2023

 

O presidente Lula, durante a Reunião de Líderes do G20, no Rio de Janeiro (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

A Cúpula do G20 (grupo das 20 maiores economias do mundo) divulgou nesta segunda-feira (18) um documento que pede o fim dos conflitos na Ucrânia e na Faixa de Gaza, bem como a taxação de grandes fortunas. Aprovada por consenso, a “Declaração de Líderes do Rio de Janeiro” é uma vitória política do Brasil, que ocupa a presidência do grupo desde dezembro de 2023.

À frente da cúpula, coube ao País definir os temas prioritários. Assim, o extenso texto se baseou em três eixos apresentados pelo presidente Lula: “inclusão social e combate à fome e à pobreza”; “desenvolvimento sustentável, transições energéticas e ação climática”; e “a reforma das instituições de governança global”. Foi a primeira vez que o Brasil sediou o encontro máximo do grupo.

“Os líderes do G20 reuniram-se no Rio de Janeiro, de 18 a 19 de novembro de 2024, para enfrentar os principais desafios e crises globais e promover um crescimento forte, sustentável, equilibrado e inclusivo”, aponta a Declaração. “Na cidade que é o berço da Agenda de Desenvolvimento Sustentável, os líderes reafirmaram o compromisso de construir um mundo justo e um planeta sustentável, priorizando o combate às desigualdades em todas as suas dimensões, sem deixar ninguém para trás”.

Ao tratar dos conflitos em curso no mundo – sobretudo no Oriente Médio e na Ucrânia –, o documento cobrou respeito ao direito internacional, “incluindo o direito humanitário internacional e o direito internacional dos direitos humanos”. Conforme os signatários, é preciso “condenar todos os ataques contra civis e infraestruturas”.

A menção às “infraestruturas” foi costurada de última hora e reflete o repúdio da comunidade internacional à guerra de destruição imposta por Israel em Gaza. Os Estados-membros do G20 defenderam novamente a “solução de dois Estados”, frisando a relevância da causa palestina.

Já um trecho específico sobre a guerra na Ucrânia ressaltou os impactos globais, “no que diz respeito à segurança alimentar e energética global, às cadeias de abastecimento, à estabilidade macrofinanceira, à inflação e ao crescimento”. Os líderes disseram apoiar “uma paz abrangente, justa e duradoura, defendendo todos os Propósitos e Princípios da Carta das Nações Unidas para a promoção de relações pacíficas, amigáveis e de boa vizinhança entre as nações”.

Governança

Ganhou força o desafio de reformar os organismos multilaterais, notadamente a ONU (Organização das Nações Unidas), o FMI (Fundo Monetário Internacional) e o Banco Mundial. Por iniciativa do Brasil, a Declaração Final endossou a proposta de mais representatividade de países emergentes nesses órgãos, a começar pelo Conselho de Segurança da ONU, de modo a democratizar a governança global. Houve críticas igualmente à OMC (Organização Mundial do Comércio), cujas regras – na visão do G20 – têm de ser modernizadas, corrigindo-se as injustiças.

2ª Sessão da Reunião de Líderes do G20 (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

A preocupação com mais justiça e equidade apareceu também no trecho sobre o combate às desigualdades. O ponto alto é a proposta de Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, que já conta com a adesão de 82 países. Um dos mecanismos enfatizados é a taxação global de “indivíduos com patrimônio líquido ultra-alto”

Sobre Meio Ambiente, a cúpula lançou a Força Tarefa para Mobilização Global contra as Mudanças Climáticas, que prevê mais financiamento para os países emergentes. A saúde global, a inteligência artificial e cuidado com as florestas foram outros tópicos importantes da “Declaração de Líderes do Rio de Janeiro”.

Clique aqui para ler a íntegra do documento.

Autor
Blog do Mamede

Recent Posts

Lançamento de Livro: Será Dia 30 de Abril No Lafé Park (Parque Calixto Abrão)

Gente boa do Blog, está marcado, será no dia 30 de abril, às 19:00 horas…

12 horas ago

HÁ 260 VAGAS DISPONÍVEIS, OFERECIDAS PELA SECRETARIA DE TRABALHO E RENDA – SINE

HÁ 260 VAGAS DISPONÍVEIS, OFERECIDAS PELA SECRETARIA DE TRABALHO E RENDA – SINE 1. Açougueiro…

13 horas ago

Improbidade: ex-prefeito e ex-secretária de Santa Rita do Novo Destino são condenados por concessão ilegal de gratificações em ação do MPGO

Improbidade: ex-prefeito e ex-secretária de Santa Rita do Novo Destino são condenados por concessão ilegal…

13 horas ago

Em ação movida pelo MPGO, ex-vereador de Formosa é condenado por improbidade, ao acumular cargos incompatíveis durante mandato

Em ação movida pelo MPGO, ex-vereador de Formosa é condenado por improbidade, ao acumular cargos…

13 horas ago

Quais as reais causas da queda da aprovação de Lula nas pesquisas?

Quais as reais causas da queda da aprovação de Lula nas pesquisas?   Causas vão…

13 horas ago

Maioria quer Bolsonaro preso, mas teme impunidade; 56% rejeitam anistia

Maioria quer Bolsonaro preso, mas teme impunidade; 56% rejeitam anistia   Datafolha mostra que brasileiros…

13 horas ago