ainda estou aqui, cinema, cinema nacional, Cultura, Eunice Paiva, Fernanda Montenegro, fernanda torres, Marcelo Rubens Paiva, Oscar, Rubens Paiva, Walter Salles
Filme dirigido por Walter Salles é baseado em livro de Marcelo Rubens Paiva e reflete sobre o impacto das ditaduras na sociedade pela história da família do autor
Publicado pelo Portal Vermelho
O filme “Ainda Estou Aqui” estreia nos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (7). Baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, a narrativa retrata o impacto das ditaduras na sociedade, no caso específico, com a família do autor. Vencedor de diversos prêmios internacionais, entre eles o de Melhor Roteiro no Festival de Veneza, o filme nacional deve conquistar algumas indicações ao Oscar, com chances reais na disputa em algumas categorias, como de Melhor filme internacional, Melhor Atriz e Melhor roteiro adaptado.
Dirigido por Walter Salles (Central do Brasil e Diários de Motocicleta), a história retrata Eunice Paiva (vivida por Fernanda Torres), mãe do escritor, e sua transformação após o desaparecimento e morte de seu marido, Rubens Paiva (interpretado por Selton Mello). O então deputado federal foi sequestrado, torturado e morto pela ditadura militar brasileira, em 1971. O seu corpo nunca foi encontrado.
Leia mais: “Ainda Estou Aqui” é escolhido para representar o Brasil no Oscar
A partir da morte do marido, a advogada Eunice se tornou uma fundamental voz brasileira contra a ditadura e pelos Direitos Humanos. Ao final do filme, Eunice é retratada já idosa por Fernanda Montenegro. Apesar da curta passagem, sem falas, a impactante presença da atriz rendeu elogios ao representar a militante com Alzheimer, doença que a acometeu por mais de uma década.
Confira o trailer:
O Prefeito Sou Eu: Suzete Elias Ficará Na Gestão De Velomar Rios e Deverá Ser…
O Prefeito Sou Eu: Ricardo de Sousa, Ricardão dos Correios Está Na Lista de Velomar…
O sombrio DNA do terror: raízes históricas da violência política no Brasil contemporâneo “Os…
Delegação Argentina abandona conferência climática por ordem de Milei Presidente argentino retira delegação da…
Feriado da Proclamação da República tem luta contra escala 6 x1 Trabalhadores se mobilizam…
Fim da escala 6×1: direito dos trabalhadores e fator de impulso à produtividade da economia…