Categories: Sem categoria

Inaugurado Colégio Tecnológico de Catalão (COTEC)…

Spread the love

 

O governador Marconi Perillo, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (Sectec), Mauro Faiad, e o prefeito Jardel Sebba inauguraram nesta quinta-feira (19) o Colégio Tecnológico (Cotec) do município de Catalão, que beneficiará o Arranjo Produtivo Local (APL) do setor de confecções.

 

Localizado na Avenida João Neves Vieira, nº 300, Bairro Santa Cruz, em Catalão, a solenidade de inauguração do Cotec foi prestigiada por diversas autoridades, dentre elas os deputados federais Vilmar Rocha (PSD) e Thiago Peixoto (PSD), o vereador João Antônio (PSDB), a Superintendente de Desenvolvimento Tecnológico, Inovação e Fomento à Tecnologia da Informação da Sectec, Aline Figlioli, e lideranças locais.

 

O Cotec de Catalão tem equipamento com tecnologia avançada que irá beneficiar significativamente os empresários do setor de confecções.  Por meio de chamadas públicas e agendamentos, as empresas locais poderão utilizar as máquinas de corte e costura do Cotec. Goiás é pioneiro nessa iniciativa em todo o País.

 

O Cotec de Catalão é um dos que recebe uma das seis máquinas de corte Audaces adquiridas pela Sectec. Os investimentos do Governo do Estado, apenas com este equipamento, somam R$ 4,2 milhões.

 

As empresas de confecções do Estado vão sair de um processo manual para a automatização. Uma unidade que hoje corta 5 mil peças diárias poderá aumentar o volume para aproximadamente 20 mil, uma capacidade de produção de mais de 300%.

 

“Foi um dia de muito trabalho que me deixou bastante feliz. Estivemos na região com as mãos cheias de obras e anúncio de importantes benefícios. Esta é uma das localidades mais ricas do Estado e que tem merecido atenção especial do nosso governo”, disse o governador Marconi Perillo, em Catalão.

 

O prefeito Jardel Sebba agradeceu o governador e o secretário pelos benefícios e destacou o acentuado crescimento que Catalão experimenta como um dos mais importantes polos da economia de Goiás.

 

Atualmente, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação inaugura os Cotecs de Itaguaru, Jaraguá, Catalão e Pontalina (terça-feira, 24). Segundo o secretário Mauro Faiad, o Governo de Goiás investe R$ 6 milhões em APLs de confecções nesta etapa. Ele informa que até o final do próximo mês outros municípios também serão beneficiados.

 

O secretário destaca a importância de qualificar o setor de confecções. “O mercado é tão competitivo que, se não qualificarmos, aumentando a base tecnológica, perderemos espaço”, afirma. Ele destaca que os investimentos irão ampliar o mercado de trabalho para a população, com maior produtividade para as empresas.

 

Os novos empreendimentos, segundo o secretário, reforçam a determinação do governador Marconi Perillo no sentido de aumentar a produtividade da economia, fator indispensável para melhorar a qualidade de vida dos moradores. De acordo com ele, o setor de confecções alcançará um crescimento acentuado, com geração de mais empregos e mais renda.

 

O Governo de Goiás implanta 110 Colégios Tecnológicos (Cotecs) em 81 municípios. Segundo Mauro Faiad, as unidades vão incrementar, de forma significativa,o atendimento à crescente demanda dos trabalhadores e das empresas por qualificação profissional. “Por determinação do governador Marconi Perillo, estamos investindo muito na qualificação profissional dos goianos”, afirma. (Fotos: Lailson Damasio)

 

Blog do Mamede

Recent Posts

STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público

STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…

13 horas ago

Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes

Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…

14 horas ago

20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade

20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…

14 horas ago

Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório

Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório   Ouvidoria das Polícias estadual…

14 horas ago

Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid

Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid   PF…

14 horas ago

Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial

Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial   É preciso desenvolvimento com valorização…

14 horas ago