O governador Marconi Perillo, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (Sectec), Mauro Faiad, e o prefeito Jardel Sebba inauguraram nesta quinta-feira (19) o Colégio Tecnológico (Cotec) do município de Catalão, que beneficiará o Arranjo Produtivo Local (APL) do setor de confecções.
Localizado na Avenida João Neves Vieira, nº 300, Bairro Santa Cruz, em Catalão, a solenidade de inauguração do Cotec foi prestigiada por diversas autoridades, dentre elas os deputados federais Vilmar Rocha (PSD) e Thiago Peixoto (PSD), o vereador João Antônio (PSDB), a Superintendente de Desenvolvimento Tecnológico, Inovação e Fomento à Tecnologia da Informação da Sectec, Aline Figlioli, e lideranças locais.
O Cotec de Catalão tem equipamento com tecnologia avançada que irá beneficiar significativamente os empresários do setor de confecções. Por meio de chamadas públicas e agendamentos, as empresas locais poderão utilizar as máquinas de corte e costura do Cotec. Goiás é pioneiro nessa iniciativa em todo o País.
O Cotec de Catalão é um dos que recebe uma das seis máquinas de corte Audaces adquiridas pela Sectec. Os investimentos do Governo do Estado, apenas com este equipamento, somam R$ 4,2 milhões.
As empresas de confecções do Estado vão sair de um processo manual para a automatização. Uma unidade que hoje corta 5 mil peças diárias poderá aumentar o volume para aproximadamente 20 mil, uma capacidade de produção de mais de 300%.
“Foi um dia de muito trabalho que me deixou bastante feliz. Estivemos na região com as mãos cheias de obras e anúncio de importantes benefícios. Esta é uma das localidades mais ricas do Estado e que tem merecido atenção especial do nosso governo”, disse o governador Marconi Perillo, em Catalão.
O prefeito Jardel Sebba agradeceu o governador e o secretário pelos benefícios e destacou o acentuado crescimento que Catalão experimenta como um dos mais importantes polos da economia de Goiás.
Atualmente, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação inaugura os Cotecs de Itaguaru, Jaraguá, Catalão e Pontalina (terça-feira, 24). Segundo o secretário Mauro Faiad, o Governo de Goiás investe R$ 6 milhões em APLs de confecções nesta etapa. Ele informa que até o final do próximo mês outros municípios também serão beneficiados.
O secretário destaca a importância de qualificar o setor de confecções. “O mercado é tão competitivo que, se não qualificarmos, aumentando a base tecnológica, perderemos espaço”, afirma. Ele destaca que os investimentos irão ampliar o mercado de trabalho para a população, com maior produtividade para as empresas.
Os novos empreendimentos, segundo o secretário, reforçam a determinação do governador Marconi Perillo no sentido de aumentar a produtividade da economia, fator indispensável para melhorar a qualidade de vida dos moradores. De acordo com ele, o setor de confecções alcançará um crescimento acentuado, com geração de mais empregos e mais renda.
O Governo de Goiás implanta 110 Colégios Tecnológicos (Cotecs) em 81 municípios. Segundo Mauro Faiad, as unidades vão incrementar, de forma significativa,o atendimento à crescente demanda dos trabalhadores e das empresas por qualificação profissional. “Por determinação do governador Marconi Perillo, estamos investindo muito na qualificação profissional dos goianos”, afirma. (Fotos: Lailson Damasio)
STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…
Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…
20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…
Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório Ouvidoria das Polícias estadual…
Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid PF…
Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial É preciso desenvolvimento com valorização…