Categories: Sem categoria

Paes derrota bolsonarismo no primeiro turno e será prefeito do Rio pela 4ª vez

Spread the love

Paes derrota bolsonarismo no primeiro turno e será prefeito do Rio pela 4ª vez

 

Com a vitória, o prefeito irá para o quarto mandato, um feito inédito na cidade. O Rio é berço do bolsonarismo, mas Paes obteve 60,47% dos votos contra 29,07 de Ramagem

 

De modo contundente, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), derrotou a ofensiva bolsonarista e foi reeleito neste domingo (6) já no primeiro turno. Com a vitória, Paes irá para o quarto mandato, um feito inédito na cidade. Ele dividia o recorde de três gestões com Cesar Maia.

Com quase 99% das urnas apuradas, o candidato do PSD – que concorreu com o apoio do presidente Lula (PT) – tinha 1,8 milhão de votos, o equivalente a 60,42% dos votos válidos. Seu principal oponente, o deputado federal Alexandre Ramagem (PL), indicado à disputa pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), não passava de 940 mil votos – ou 30,88%.

“Chegou a hora de acabar com essa polarização, essa briga de um contra o outro como se fossemos inimigos – e não somos. Dá para se juntar independentemente da visão de mundo”, disse Paes. “Queria agradecer muito ao presidente Lula, super companheiro, ajuda a gente há muito tempo. Nós, cariocas, reconhecemos o carinho pela nossa cidade.”

O Rio é a cidade-berço do bolsonarismo. Na última semana de campanha, o ex-presidente se concentrou na capital fluminense para tentar – em vão – levar seu desconhecido candidato ao segundo turno.

Ramagem até superou os demais adversários – Tarcísio Motta (PSOL), Carol Sponza (Novo), Cyro Garcia (PSTU), Marcelo Queiroz (PP), Rodrigo Amorim (União), Juliete Pantoja (UP) e Henrique Simonard (PCO). Mas Paes soube administrar uma vantagem sólida apontada desde as primeiras pesquisas eleitorais divulgadas depois de 16 de agosto – data do início oficial da eleição.

Paes foi vereador (1997-1999) e deputado federal (1999-2007). Elegeu-se prefeito pela primeira vez em 2008, sendo reeleito em 2012. Em 2020, voltou ao cargo. Sua gestão é uma das mais bem avaliadas entre as capitais do País. Seu vice será o deputado estadual Eduardo Cavaliere (PSD), ex-secretário municipal da Casa Civil.

Autor
Blog do Mamede

Recent Posts

E Agora Velomar Rios?

Gente boa do Blog, Velomar Rios (MDB) é eleito novamente prefeito de Catalão, dessa vez,…

2 horas ago

Governo vai restringir cartão do Bolsa Família apenas para suprimento das necessidades das famílias

Governo vai restringir cartão do Bolsa Família apenas para suprimento das necessidades das famílias Anúncio…

2 horas ago

Eleições 2024: confira mais dados sobre a abrangência do pleito

Eleições 2024: confira mais dados sobre a abrangência do pleito Informações estão disponíveis e podem…

2 horas ago

Tábata (PSB) anuncia apoio a Boulos no segundo turno

Tábata (PSB) anuncia apoio a Boulos no segundo turno   Com 99% das urnas apuradas,…

2 horas ago

João Campos e Victor Marques conseguem vitória esmagadora no Recife

João Campos e Victor Marques conseguem vitória esmagadora no Recife   Prefeito do PSB e…

2 horas ago

Boulos vai ao segundo turno contra Ricardo Nunes

Boulos vai ao segundo turno contra Ricardo Nunes   Com 99,97% das urnas apuradas, Nunes…

2 horas ago