O Sindicato dos Empregados no Comércio de Catalão (SindCom) informa que hoje, dia 17, devido ao jogo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo contra o México, às 16h, os trabalhadores do comércio varejista e de vendas de material de construção em Catalão devem ser liberados às 15 horas. As atividades do comércio retornam somente no dia seguinte.
O acordo feito com o sindicato patronal garante que em dias de partida do Brasil os trabalhadores devem ser liberados uma hora antes do jogo, sem descontos ou banco de horas.
Já nos supermercados da cidade, o acordo prevê que o estabelecimento deve ser fechado 30 minutos antes do jogo e os trabalhadores assistirão aos jogos no próprio estabelecimento, sendo que as atividades retornar após o término da partida.
De acordo com vice-presidente do sindicato, Everton Alves, os estabelecimentos comerciais serão fiscalizados durante os jogos pela entidade e o descumprimento da medida acarretará responsabilizações ao empresário.
“Pedimos também o apoio dos comerciários (empregados) para que nos ajude a fiscalizar. Se o patrão não respeitar o acordo entre em contato (9945-3512 / 3411-4933) imediatamente com agente, que vamos até ao local exigir que ele respeite seu funcionário”, disse Pingo.
Bancos
No caso dos bancos, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou uma recomendação que deve ser seguida pelas instituições, seguindo orientação do Banco Central. Nas 12 cidades-sedes da Copa, se for decretado feriado, os bancos fecham o atendimento ao público.
Nas demais cidades do país as agências bancárias funcionarão entre 8h30 e 12h30 nestes dias.
Órgãos públicos
Nos dias de jogos da Seleção Brasileira a Prefeitura Municipal de Catalão não apresenta expediente de trabalho, assim como a maioria de suas secretarias. Já as repartições de fundamental importância à população, como Saúde, limpeza, manutenção e outros, devem funcionar normalmente
O Fórum da Comarca de Catalão funcionará das 8h às 12h em todos os dias de jogos do Brasil. O Ministério Público e Ministério do Trabalho na cidade também seguem esse horário de atendimento
Apenas as escolas particulares devem atender a seus alunos nos dias de jogos da Seleção. As unidades públicas de ensino municipais e estaduais permaneceram fechadas.
Por: Gustavo Vieira com informações do SindCon/Imagem: ilustrativa
STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…
Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…
20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…
Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório Ouvidoria das Polícias estadual…
Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid PF…
Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial É preciso desenvolvimento com valorização…