Categories: Sem categoria

Datafolha: Boulos está numericamente na liderança a 3 dias da eleição

Spread the love

Datafolha: Boulos está numericamente na liderança a 3 dias da eleição

 

Embora tenha oscilado em uma semana dentro da margem de erro – de 25% para 26% –, Boulos foi beneficiado pela queda de Nunes, que foi de 27% para 24%

 

Foto: Leandro Paiva

Boa notícia para a campanha de Guilherme Boulos (PSOL) à Prefeitura de São Paulo: a três dias do primeiro turno – marcado para o próximo domingo (6) –, o candidato apoiado pelo presidente Lula (PT) volta a aparecer numericamente na liderança das intenções de voto. É o que aponta a nova rodada da pesquisa Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (3).

Conforme o levantamento, Boulos tem 26%, à frente de Ricardo Nunes (MDB, 24%) e Pablo Marçal (PRTB, 24%). Em termos estatísticos, os três candidatos estão em empate técnico, já que a margem de erro é de dois pontos percentuais. Ainda assim, a mudança no quadro em relação à pesquisa da semana passada é animadora para Boulos e sua coligação.

Embora tenha oscilado em uma semana dentro da margem de erro – de 25% para 26% –, Boulos foi beneficiado pela queda de Nunes, que foi de 27% para 24%. É possível que o recuo do atual prefeito paulistano tenha a ver com seu sofrível desempenho no último debate entre candidatos, realizado por Folha de S.Paulo e UOL, na segunda (30). Em contrapartida, Marçal, que, como Nunes, também disputa o voto bolsonarista, subiu três pontos, passando de 21% para 24%.

Na pesquisa espontânea – aquela em que o eleitor declara sua intenção de voto sem que lhe sejam mostrados os candidatos na disputa –, Boulos marca 24%, contra 20% de Marçal e 16% de Nunes. Da semana passada para a atual, Boulos cresceu três pontos, Marçal subiu quatro e Nunes manteve os 16%.

Para azar do atual prefeito, os números são divulgados no mesmo dia em que se encerra a propaganda eleitoral em rádio e TV, seu principal trunfo na eleição – ele detinha 65% do horário eleitoral em São Paulo. Além disso, a TV Globo promove nesta quinta, às 22 horas, o último encontro entre os principais candidatos. Concorrendo na condição de incumbente e buscando a reeleição, Nunes vê sua candidatura bem mais vulnerável do que pretendia o comando de sua campanha a esta altura do pleito.

Segundo o Datafolha, 30% dos eleitores de Nunes desconhecem que seu número na urna é 15 – Boulos e Marçal levam vantagem nesse quesito. Por fim, a gestão de Nunes na prefeitura segue com popularidade modesta: 25% dos entrevistados a consideram ótima ou boa (eram 27% no levantamento anterior) e 27% a julgam ruim ou péssima (contra 23% do último levantamento). Para 46%, seu governo é regular.

Em termos de rejeição, Marçal disparou de 48% para 53%. É a primeira vez que mais da metade do eleitorado diz que não votará de jeito nenhum num candidato específico. Se não reverter esse índice, o ex-coach não terá chance de vencer a eleição num eventual segundo turno contra qualquer concorrente.

O Datafolha entrevistou 1.806 eleitores de terça (1º) até esta quinta. A pesquisa foi contratada pela Folha de S.Paulo e pela TV Globo.

Autor
Blog do Mamede

Recent Posts

STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público

STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…

22 horas ago

Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes

Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…

23 horas ago

20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade

20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…

23 horas ago

Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório

Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório   Ouvidoria das Polícias estadual…

23 horas ago

Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid

Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid   PF…

23 horas ago

Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial

Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial   É preciso desenvolvimento com valorização…

23 horas ago