Gente boa do Blog, alunos do Colégio Estadual João Netto de Campos, da disciplina de Geografia, liderados pela professa Sileda Lara, incomodados pelas questões ambientais que assolam o Mundo, o Brasil, o Estado de Goiás e Catalão, escreveram e entregaram na tarde do dia 26 de setembro, uma ” Carta” aos 04 candidatos a prefeito de Catalão.
No documento eles retratam da preocupação em especial com a falta de água no município, com a coleta de lixo e na necessidade de transformar área públicas e verdes como o “Pasto do Pedrinho” em uma área pública para estudos ambientais, realização de trilhas e inúmeras atividades ambientais direcionadas.
Veja a Carta:
CARTA AOS CANDIDATOS A PREFEITO(A) DO MUNICÍPIO DE CATALÃO NA ELEIÇÃO DE 2024
“Às vésperas de eleições municipais, nós, comunidade escolar do Colégio Estadual João Netto de Campos, nos vimos motivados por nossos estudos, percepções e compreensões individuais e coletivas, e ainda incomodados pela crise ambiental que enfrenta o mundo e mesmo ao Brasil, por tudo isso, estamos motivados a sugerir algumas ideias relacionadas às preocupações ambientais aos candidatos a prefeito do município de Catalão.
É de conhecimento de todos a gravidade e urgências que a temática ambiental se encontram, sendo necessário repensar e agir através de planejamento de ações do poder público para evitar o colapso da vida urbana.
O território urbano de Catalão necessita de planos e projetos específicos, a saber alguns deles que devem pensar pelo futuro prefeito de Catalão: abastecimento d`água, ampliar e melhora a qualidade do saneamento urbano, destinação e tratamento de lixo, poluição atmosférica e impactos das atividades mineradoras, dentre outros temas.
Nossa carta tem o objetivo sensibilizar o futuro prefeito ou prefeita para a preservação da maior área de vegetação nativa de cerrado dentro do perímetro urbano de Catalão, o Pasto do Pedrinho. Está área deveria, legal e eficientemente, se tomar um parque público municipal com vários usos e benefícios de todos os catalanos.
Ali poderia, há condições naturais para isso, se tomar um local para práticas de esporte, com trilha para ciclistas e locais para caminhadas, áreas para pesquisa e educação ambiental, locais para práticas de inúmeras atividades de lazer, desde que se torne um bem de uso público, devidamente estruturado e cuidado para esta finalidade.
É preciso intervenção e apropriação do poder público municipal desta área, transformando o Pasto do Pedrinho num local para uso e benéfico para a coletividade. Áreas verdes no perímetro urbano contribuem para amenizar temperatura e melhoria da qualidade do ar, contribuindo assim para um microclima mais amenos, colaborando para melhoria na saúde e melhoria da qualidade de vida para todos os catalanos.
Arborização adequada e em áreas cada vez maiores, é uma necessidade de toda cidade, Catalão está crescendo e pode se tornar exemplos para outra cidade do Brasil, desde que as preocupações ambientais se transformem em políticas públicas corretas e eficientes.
O Pasto do Pedrinho com sua biodiversidade rara do cerrado, nascentes com considera volume de água, são ativos ambientais que devem ser cuidados, preservadas, valorizados e usufruídos por todos.
Temos esperança de que o futuro candidato a prefeito de Catalão atue considerando as questões ambientais essenciais para gestão exitosa e para isso é preciso a integração dos aspectos sociais, ambientais e econômicas de Catalão.
Gratos pela oportunidade e direito de fala que nossos anseios de tornem política pública benéfica para a cidade de Catalão no mandato do futuro prefeito de nosso município.”
Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial É preciso desenvolvimento com valorização…
PF aponta envolvimento de militares e Bolsonaro em inquérito sobre atos golpistas Segundo apuração…
Maioria dos brasileiros acredita que o país é racista, aponta Datafolha 5% acreditam que…
Prédio da Câmara de Vereadores Seria a Maior Disputa Dessas Eleições? Gente boa do Blog,…