O Popular
Manchete: em 12 horas, Goiânia tem registro de dez homicídios
Coronel da PM afirma que onda de crimes tem ligação com tráfico de drogas.
Messi cala Maracanã
Eram 18 minutos do segundo tempo quando Lionel Messi cobrou falta próxima ao gol. Chutou por cima, para delírio da torcida brasileira no Maracanã, que apoiava abertamente a Bósnia. “Ei, Messi! Vai tomar…”, gritaram os torcedores no minuto seguinte. Segundos mais tarde, o camisa 10 pegou bola na intermediária. Tabelou com Higuaín, passou por dois e chutou no canto esquerdo. A bola bateu na trave e entrou.
Morre desembargador Vitor Lenza
Morreu na madrugada de ontem em Goiânia, aos 72 anos, o desembargador Vitor Barboza Lenza, ex-presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO). Ele lutava contra um câncer e deixa a mulher, Maria Eutália Lenza, e cinco filhos.
Drones conquistam os negócios
————————————————————————
Correio Braziliense
Manchete: Futebol, fondue e festa no cerrado
Foi um recorde de público em Brasília, mas também de cores, fantasias e sotaques. O jogo de estreia na capital, entre Suíça e Equador, acabou em 2×1, placar definido nos acréscimos, em favor do time europeu. Mais do que um show em campo, suíços e equatorianos protagonizaram um espetáculo nas ruas. Eles ocuparam, com torcedores de todas as nacionalidades, a área central da capital, transformando os monumentos num cenário cosmopolita antes e depois da partida. O clima de confraternização prevaleceu até diante da impaciência de quem teve de esperar em longas filas, a ponto de perder o apito inicial. O bom humor do brasiliense transpareceu nas selfies enviadas por leitores ao Correio.
Colômbia: Diálogo com as Farc dá vitória a Santos
Com votação apertada, Juan Manuel Santos é reeleito presidente. Ele prometeu “paz sem impunidade” no novo mandato.
Eleições: Já começou o vale-tudo verbal
No octógono político, Eduardo Campos chuta a canela do PT, enquanto Lula mira na “desfaçatez” tucana.
O império deixado pelo fundador do banco Safra.
————————————————————————————
Zero Hora
Manchete: Aconteceu no porto da Copa
43 mil torcedores, muitos deles turistas que lotaram a Capital, viram a França vencer Honduras e vibraram com lances polêmicos, como o segundo gol francês, e com a atuação de Benzema, que marcou duas vezes. Foi um domingo histórico no Beira-Rio. (Págs. 1 e Jornal da Copa)
Acertos e erros do mundial em Popa
Transporte, acessos, telefonia, alimentação, banheiros… Os pontos positivos e as lições para os próximos jogos.
————————————————————————————
Brasil Econômico
Manchete: “Vivemos um período de gastança com todo tipo de maquiagem”
O economista Gustavo Franco bate forte na atual política econômica. Para ele, o que era visto como anticíclico após a crise de 2008 e deveria ter durado apenas alguns meses acabou perpetuado, sob conceitos heterodoxos: “Não consta a ideia de que a questão fiscal esteja no coração do problema da inflação”. Em entrevista ao Brasil Econômico, ele poupa o Banco Central, mas critica o que considera evidência da falta de independência do BC, que “sofreu pressão para esticar o sistema de metas da inflação”.
Copa: Efeito na economia do país será limitado
Os números de turismo, consumo e trabalho são favoráveis, mas têm peso muito pequeno em relação ao PIB brasileiro. Segundo a Euromonitor, empresa britânica de pesquisa, serão criados 3,6 milhões de empregos, a maioria temporária, em cinco anos. O total equivale a 3,3% da força total de trabalho.
Consumo em baixa e falta de investimento
A equação alimenta projeções de desempenho ainda mais fraco da economia. Segundo analistas, falta confiança no empresariado para que investimentos compensem a retração do consumo.
Informe NY: Obama enfrenta novo dilema com invasões de rebeldes em cidades do Iraque.
Infraestrutura: Novo fundo pode financiar até 20% do crédito para projetos nos próximos 10 anos.
————————————————————————————
Folha de S. Paulo
Manchete: Lula diz que oposição e elite pregam ódio ao PT
Evento que lançou Padilha ao governo de SP vira palco de disputa nacional
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste domingo (15) que oposição, “elite conservadora” e imprensa promovem uma campanha de “perseguição” e ódio contra o PT.
Lula usou a convenção estadual do partido, que lançou a candidatura do ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha ao governo de SP, para criticar o presidenciável Aécio Neves e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, ambos do PSDB.
No dia anterior, Aécio havia dito que um “tsunami” irá varrer o PT do poder.
O petista ironizou o ataque, dizendo que o tucano deveria ter “colocado o tsunami dele para abastecer o Cantareira”, reservatório de água de São Paulo que está operando em níveis críticos.
A troca de acusações reedita polarização nacional de disputas anteriores.
Vinícius Mota: Rico não elege ninguém, mas baixa aprovação ameaça reeleição de Dilma.
Entrevista da 2ª – Joe Biden: “Queremos reatar laço de confiança com o Brasil”
O vice-presidente dos EUA, Joe Biden, chega ao Brasil nesta segunda (16) para tentar “reconstruirá confiança” com o país, abalada após caso de espionagem. Biden se encontrará com a presidente Dilma Rousseff em Brasília.
Santos, presidente da Colômbia, é reeleito de virada
Juan Manuel Santos, presidente colombiano, foi reeleito neste domingo (15). Com 50% dos votos, ele superou Óscar Iván Zuluaga (45%), que havia ficado na frente no primeiro turno, relata Sylvia Colombo.
O resultado é uma dura derrota para o ex-presidente Álvaro Uribe, que apadrinhou Zuluaga.
Rebeldes no Iraque dizem ter massacrado 1.700 soldados
Os insurgentes jihadistas que tomaram o controle de Mossul, segunda maior cidade do Iraque, divulgaram neste domingo (15) fotos que alegam mostrar o massacre de 1.700 soldados iraquianos. A autenticidade, até agora, não foi confirmada pelo governo ou por ONGs presentes no país.
Grupo é acusado de extorquir em nome do PCC em Santos
A Promotoria de SP acusa um sindicato de caminhoneiros de ameaçar empresas do porto de Santos, litoral paulista, evocando ligação com a facção criminosa PCC para fixar frete acima do mercado, informa Dimmi Amora. A Secretaria de Segurança diz não encontrar elos com o crime.
Banqueiro Moise Safra morre aos 79 anos em SP.
——————————————————————————-
Jornal do Commercio
Manchete: seleção chega blindada a Fortaleza e frustra torcida
Sob forte esquema de segurança, a seleção brasileira chegou a Fortaleza blindada e frustrou a pequena torcida de adolescentes que ficou debaixo de chuva para ver os jogadores. A equipe do Brasil desembarcou no aeroporto da capital cearense neste domingo e não foi vista por muitos torcedores que esperavam no local. Depois, seguiu de ônibus direto para o Hotel Marina Park.
Argentina vence a estreante Bósnia por 2×1 no Maracanã
Tratado por muitos como o maior palco do futebol, o Maracanã se reencontrou com as Copas do Mundo neste domingo, 64 anos depois do dia mais triste da sua história. Ainda que o futebol apresentado na vitória da Argentina por 2 a 1 sobre a Bósnia-Herzegovina não tenha encantado, o jogo vai entrar para a história pela invasão dos argentinos, maioria entre os mais de 74 mil torcedores.
Michael Schumacher sai do estado de coma e deixa hospital
Ex-piloto estava internado desde dezembro, quando sofreu grave acidente de esqui
——————————————————————————-
Por: Gustavo Vieira com informações (e adaptações) da Radiobrás
STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…
Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…
20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…
Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório Ouvidoria das Polícias estadual…
Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid PF…
Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial É preciso desenvolvimento com valorização…