Categories: Sem categoria

Com 60%, Paes pode impor derrota histórica ao bolsonarismo no Rio

Spread the love

Com 60%, Paes pode impor derrota histórica ao bolsonarismo no Rio

 

Em pouco mais de um mês, Paes passou de 49% para 60% das intenções de voto. Já Alexandre Ramagem, o candidato bolsonarista escolhido a dedo pelo próprio ex-presidente, caiu de 13% para 9%.

 

Lula e Paes. Foto: reprodução

A maior aposta do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições municipais de 2024 caminha para se tornar um fiasco sem precedentes. Nova rodada da pesquisa Quaest, divulgada nesta quarta-feira (28), mostra que, se o pleito fosse hoje, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), seria reeleito ainda no primeiro turno – e com uma votação consagradora.

Em pouco mais de um mês, Paes passou de 49% para 60% das intenções de voto. Já Alexandre Ramagem (PL), o candidato bolsonarista escolhido a dedo pelo próprio ex-presidente, caiu de 13% para 9%.

A diferença entre eles – que era de 36 pontos percentuais em 24 de julho – foi agora a 51 pontos. Longe da liderança, Ramagem agora está em empate técnico com Tarcísio Motta (PSOL), que tem 5% – a margem de erro é de três pontos percentuais.

Nessa pesquisa estimulada, ainda foram citados Cyro Garcia (PSTU, 3%), Rodrigo Amorim (União Brasil, 1%), Marcelo Queiroz (PP, 1%), Juliete Pantoja (Unidade Popular, 1%), Carol Sponza (Novo, 1%) e Henrique Simonard (PCO, 0%). Ainda há 13% de eleitoras que declaram voto em branco, nulo ou em nenhum candidato, além de 6% de indecisos.

Esta pode ser a terceira vez em que a eleição para prefeito da capital fluminense é decidida num único turno. Das outras vezes, embora também se tratasse de reeleição, não havia uma vantagem tão expressiva do primeiro para o segundo colocado.

Em 2004, César Maia foi reeleito ao derrotar Marcelo Crivela no primeiro turno por 50,11% a 21,83%. Já em 2012, Paes conquistou o segundo de seus três mandatos na prefeitura carioca, ao marcar 64,60% contra 28,15% de Marcelo Freixo.

O atual prefeito tem o apoio do presidente Lula e da esquerda, o que torna a disputa com Ramagem mais simbólica. O Rio é o berço político de Bolsonaro, que se elegeu vereador na cidade em 1988, dando início à sua trajetória política. Com base na capital, ele também foi eleito deputado federal por sete vezes seguidas, entre 1990 e 2014.

Em todo o estado, o PT de Lula conta com dois prefeitos – Fabiano Horta, de Maricá, e Fernanda Ontiveros, de Japeri. Lula também tem aliados à frente das estratégicas prefeituras de Niterói, com Axel Grael (PDT), e Belford Roxo, com Waguinho.

Mas, para todos os efeitos, o grande trunfo do presidente é manutenção da capital sob influência do campo progressista. Com 6.211.223 habitantes, a capital responde por quase 40% da população do estado. O crescimento consistente de Paes na pesquisa, somado ao desgaste do governador bolsonarista Cláudio Castro (PL) – o segundo mais rejeitado do País –, aponta para boas perspectivas no segundo maior colégio eleitoral brasileiro.

Autor
Blog do Mamede

Recent Posts

Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes

Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…

34 minutos ago

20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade

20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…

35 minutos ago

Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório

Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório   Ouvidoria das Polícias estadual…

37 minutos ago

Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid

Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid   PF…

38 minutos ago

Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial

Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial   É preciso desenvolvimento com valorização…

41 minutos ago

PF aponta envolvimento de militares e Bolsonaro em inquérito sobre atos golpistas

PF aponta envolvimento de militares e Bolsonaro em inquérito sobre atos golpistas   Segundo apuração…

42 minutos ago