Categories: Sem categoria

Caged: com 188 mil vagas em julho, emprego cresce 32% sobre o mesmo período de 2023

Spread the love

Caged: com 188 mil vagas em julho, emprego cresce 32% sobre o mesmo período de 2023

Somente de janeiro a julho, já foram abertas mais oportunidades de emprego com carteira assinada que durante todo o ano passado, aponta o Ministério do Trabalho

Divulgação

Emprego e renda: no acumulado do ano, o MT já contabilizou 1,49 milhão de novas oportunidades de trabalho com carteira assinada no país, alta de 27,3%

A economia brasileira segue dando sinais de que crescerá acima do estimado pelo mercado em 2024. Dessa vez, os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta quarta-feira (28) pelo Ministério do Trabalho (MT) revelaram que 188 mil novas vagas de emprego com carteira assinada foram abertas em julho. O número é 32,3% superior ao registrado no mesmo mês do ano passado, quando foram criados 142,1 mil postos formais.

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho (PT-SP), já havia antecipado, no início da semana, que os resultados do Caged seriam “fortes” em julho. No acumulado do ano, o MT já contabilizou 1,49 milhão de novas oportunidades de emprego com carteira assinada no país, mais do que durante todo o ano passado. Segundo a pasta, isso representa aumento de 27,3% em relação ao mesmo período de 2023, quando foram criadas 1,17 milhão de vagas formais.

Leia mais: IPCA-15 desacelera para 0,19% em agosto, abaixo das projeções

O Caged registrou 2,187 milhões de contratações e 1,999 milhão de demissões em julho. Com 79.167 novas vagas de emprego criadas, o setor de Serviços foi o que mais contribuiu para a melhora do mercado de trabalho, embora todos os ramos da economia tenham admitido novos trabalhadores com carteira assinada. Destacam-se a Indústria (+49.471), o Comércio (+33.003), a Construção Civil (+19.694) e a Agropecuária (+6.688).

Das 5 regiões brasileiras, o MT afirma que o Sudeste (+82.549) foi quem mais ampliou as vagas formais de trabalho em julho, mas o Sul (+33.025) também obteve desempenho positivo. Marinho atribui isso aos investimentos do governo federal, desde o primeiro momento, na recuperação do Rio Grande do Sul, estado devastado pelas piores enchentes de sua história. O Nordeste (+39.341) e o Centro Oeste (+15.347) também contrataram trabalhadores com carteira assinada no mês passado.

Leia maisCenário de melhora econômica faz Ibovespa bater recorde histórico

De acordo com o MT, o salário médio de admissão manteve-se em R$ 2.161,37 em julho, o que representa aumento real (descontada a inflação) na comparação com o mesmo mês de 2023, quando o valor era de R$ 2.138,37.

Efeito Lula

O presidente Lula se disse satisfeito com o balanço apresentado pelo Caged nesta quarta. “O trabalho vale a pena. Os empregos com carteira assinada seguem crescendo. Apenas nos primeiros sete meses de 2024, geramos mais empregos do que em todo 2023. Mais gente trabalhando é a certeza de comida na mesa e segurança para as famílias brasileiras, um presente e um futuro melhor. É o mais importante”, destacou Lula.

Leia mais: Mercado volta a revisar projeções de crescimento, e PIB pode subir 2,5% em 2024

 

O deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) comemorou mais um resultado positivo da economia brasileira na gestão Lula 3. Por meio do “X”, o parlamentar exaltou o aquecimento do mercado de trabalho. “O Brasil acaba de registrar a criação de 188 mil vagas em julho. O total até agora é de 1.429.214 vagas com carteira assinada em 2024. Efeito Lula!”

 

Da Redação, com Ministério do Trabalho

Blog do Mamede

Recent Posts

STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público

STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…

4 horas ago

Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes

Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…

5 horas ago

20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade

20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…

5 horas ago

Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório

Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório   Ouvidoria das Polícias estadual…

5 horas ago

Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid

Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid   PF…

5 horas ago

Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial

Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial   É preciso desenvolvimento com valorização…

5 horas ago