Categories: Sem categoria

Governo vai editar “decreto corretivo” sobre posse de armas

Spread the love

Governo vai editar “decreto corretivo” sobre posse de armas

Fruto da negociação feita pelo líder Jaques Wagner, o projeto que anulava trechos do decreto presidencial e flexibilizava acesso a armas foi retirado de pauta. Presidente Lula vai editar um novo decreto com modificações

Alessandro Dantas

Líder do Governo anuncia acordo para derrubar projeto que flexibilizava acesso a armas

O projeto que reduzia drasticamente restrições determinadas pelo governo federal à posse e ao porte de armas foi retirado da pauta do plenário do Senado nesta terça-feira (27), graças a um acordo mediado pelo líder do Governo, senador Jaques Wagner (PT-BA).

PDL 206/2024 anulava trechos do Decreto 11.615, de 2023, editado pelo presidente em julho do ano passado, que estabelece regras para aquisição, posse, porte, cadastro e comercialização de armas de fogo, munições e acessórios.

Após reunião com o presidente Lula, Jaques Wagner afirmou que o governo vai publicar, no máximo até a próxima segunda-feira (2), um decreto “corretivo”.

Leia mais: Apreensões de armas ilegais crescem 28% em 2023 frente a 2022

Um dos pontos mais questionados pela oposição é a proibição para o funcionamento de clubes de tiro próximos a escolas. A partir do acordo, a regra vai valer daqui para frente, sem impactar os que já estavam em funcionamento antes de julho de 2023.

Outra correção diz respeito à mobilidade do registro de arma – admitida desde que seja feito um novo registro numa nova categoria; por exemplo, arma de caçador para arma de atirador.

No novo texto, será reduzida a quantidade mínima de treinos que os CAC (caçadores, atiradores e colecionadores) precisam ter para comprovar estar em uma categoria. O PDL acabava com qualquer requisito de habitualidade.

Leia mais: Bolsonaro armou o crime organizado via CACs

A classificação de armas históricas não será mais exclusiva do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Jaques Wagner, que já foi ministro da Defesa, lembrou que o Exército tem um setor especializado nessa área.

O governo manteve a proibição da coleção de armas de fogo automáticas ou semiautomáticas que tenham menos de 70 anos de fabricação e de armas de mesma marca, modelo e calibre que estejam em uso nas Forças Armadas.

Para o líder do Governo, o acordo foi positivo. “Todo acordo é bom quando é bom para as duas partes. Democracia ninguém sai com 100%, depende da negociação.”

O senador alertou que, se o PDL fosse aprovado como estava, vários artigos do decreto seriam suprimidos, deixando um “vácuo legislativo”. “Aí parece que pode se fazer qualquer coisa. O decreto corretivo é o caminho mais equilibrado para resolver”, ponderou.

Decreto de Lula reduziu circulação de armas

O Decreto 11.615/2023 estabelece medidas importantes para a política de controle de armas e munições no país, como a restrição do acesso civil às armas e munições de maior potencial ofensivo (calibres de uso restrito).

Leia mais: Com Lula, Brasil tem o menor número de assassinatos dos últimos 14 anos

Uma delas é a redução dos quantitativos que podem ser adquiridos:

1) para os cidadãos comuns, limite de 2 armas e 50 munições por ano;
2) no caso dos atiradores desportivos, são retomados os níveis de senioridade dos praticantes e os limites de aquisição passam a ser associados a eles, passando de um limite de 60 armas para 16.
3) os colecionadores poderão adquirir uma arma de cada modelo, tipo, marca, variante, calibre e procedência, ao invés de cinco. Ficam vedadas as automáticas e as longas semiautomáticas de calibre de uso restrito cujo 1º lote de fabricação tenha menos de 70 anos.

Do PT Senado

Blog do Mamede

Recent Posts

PSOL pede prisão preventiva de Bolsonaro e Braga Netto ao STF

PSOL pede prisão preventiva de Bolsonaro e Braga Netto ao STF A bancada do PSOL…

22 horas ago

O Prefeito Sou Eu: Karla Rabelo, pelo andar da Carruagem Será A Chefe De Compras Da Prefeitura

Gente boa do Blog, pelo andar da carruagem, mais uma secretaria na próxima gestão de…

22 horas ago

O Prefeito Sou Eu: Prefeito Velomar Rios Não Terá Oposição Na Câmara De Vereadores

O Prefeito Sou Eu: Prefeito Velomar Rios Não Terá Oposição Na Câmara De Vereadores Gente…

23 horas ago

Mesmo Sendo Contra a Lei, Jair Humberto Deverá Ser Reeleito Presidente da Câmara de Vereadores

Mesmo Sendo Contra a Lei, Jair Humberto Deverá Ser Reeleito Presidente da Câmara de Vereadores…

23 horas ago

Frente a frente com Moraes, Mauro Cid faz novas revelações e se salva da prisão

Frente a frente com Moraes, Mauro Cid faz novas revelações e se salva da prisão…

23 horas ago

Brasil e ONU lançam Iniciativa Global contra as fake news climáticas

Brasil e ONU lançam Iniciativa Global contra as fake news climáticas   A Iniciativa Global…

24 horas ago