Categories: Sem categoria

Israel ataca o Hezbollah no sul do Líbano e agrava tensão no Oriente Médio

Spread the love

Israel ataca o Hezbollah no sul do Líbano e agrava tensão no Oriente Médio

 

Exército israelense utilizou mais de cem aeronaves e disse que ataque foi preventivo. Hezbollah lançou ofensiva como revide a morte de comandante Fuad Shukr no mês passado. ONU acompanha com preocupação

 

Aldeia no sul do Líbano. Foto: Ocha/Lebanon/Onu

A guerra no Oriente Médio teve um acirramento nas hostilidades neste domingo (25). O governo de Israel bombardeou o sul do Líbano. A ofensiva utilizou mais de cem caças para atingir bases do Hezbollah.

O polêmico ataque foi justificado pelo governo de Benjamin Netanyahu como preventivo, pois havia a iminência do grupo lançar foguetes contra o território israelense. Ao menos três mortes foram registradas, de acordo com o Ministério da Saúde do Líbano.

Leia mais: Estados Unidos pressionam por trégua que preserva interesses de Israel

Este é mais um episódio promovido por Israel que agrava a guerra e distancia, deliberadamente, todos os esforços pela paz – ao contrário do que tentam vender para o mundo.

Com isso, o Hezbollah começou os ataques que deveriam contar 320 foguetes em 11 alvos militares, como informado. O grupo disse que era uma resposta a morte do comandante Fuad Shukr e de outros cidadãos, ocorrida em julho.

Esta seria a primeira fase de ataques em resposta a morte de Shukr. Conforme declarou líderes do grupo, a ofensiva de Israel não atrapalhou os planos de revide.

Leia mais: Em dez meses, ataques de Israel a Gaza já mataram 40 mil pessoas, 130 por dia

As Forças Armadas de Israel confirmam que parte dos foguetes e drones foi interceptada pelo Domo de Ferro. Não foram computadas mortes. Com isso, o ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, determinou estado de emergência por 48 horas.

Preocupação na ONU

O agravamento da crise fez com que o secretário-geral da ONU, António Guterres, manifestasse preocupação: “colocam as populações libanesa e israelense em risco, além de ameaçar a segurança e a estabilidade regionais.”

Em nota, ele pede redução imediata das hostilidades, com a renúncia das partes pelo combate e respeito a resolução 1701 do Conselho de Segurança da entidade.

Segundo a ONU, “a resolução 1701 pede por respeito à Linha Azul (fronteira israelo-libanesa), o desarmamento de todas as milícias no Líbano e fim ao contrabando de armas na região”. Esta foi criada com a finalidade de trazer uma resolução para a Guerra do Líbano em 2006.

Leia mais: Blinken aprova US$20 bi em armas, mas chega em Tel Aviv por cessar-fogo

Os ataques são um reflexo da guerra de Israel contra o Hamas, em Gaza.

Segundo a ONU, 80% dos prédios em Gaza foram destruídos por Israel, mais de 207 funcionários da Agência das Nações Unidas para a Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA) foram mortos, as zonas humanitárias no enclave foram reduzidas a apenas 11% do território e o número total de palestinos mortos supera 40 mil pessoas.

*Com agências de notícias internacionais

Blog do Mamede

Recent Posts

Lançamento de Livro: Será Dia 30 de Abril No Lafé Park (Parque Calixto Abrão)

Gente boa do Blog, está marcado, será no dia 30 de abril, às 19:00 horas…

11 horas ago

HÁ 260 VAGAS DISPONÍVEIS, OFERECIDAS PELA SECRETARIA DE TRABALHO E RENDA – SINE

HÁ 260 VAGAS DISPONÍVEIS, OFERECIDAS PELA SECRETARIA DE TRABALHO E RENDA – SINE 1. Açougueiro…

11 horas ago

Improbidade: ex-prefeito e ex-secretária de Santa Rita do Novo Destino são condenados por concessão ilegal de gratificações em ação do MPGO

Improbidade: ex-prefeito e ex-secretária de Santa Rita do Novo Destino são condenados por concessão ilegal…

11 horas ago

Em ação movida pelo MPGO, ex-vereador de Formosa é condenado por improbidade, ao acumular cargos incompatíveis durante mandato

Em ação movida pelo MPGO, ex-vereador de Formosa é condenado por improbidade, ao acumular cargos…

12 horas ago

Quais as reais causas da queda da aprovação de Lula nas pesquisas?

Quais as reais causas da queda da aprovação de Lula nas pesquisas?   Causas vão…

12 horas ago

Maioria quer Bolsonaro preso, mas teme impunidade; 56% rejeitam anistia

Maioria quer Bolsonaro preso, mas teme impunidade; 56% rejeitam anistia   Datafolha mostra que brasileiros…

12 horas ago