Categories: Sem categoria

Safra de grãos deve ser a segunda maior da história no Brasil

Spread the love

Safra de grãos deve ser a segunda maior da história no Brasil

 

Mesmo com as enchentes que afetaram um dos principais estados agrícolas do Brasil, a safra 2023/2024 deverá ser a segunda maior já colhida

 

Foto: Ministéiro da Agricultura

O 11º Levantamento da Safra de Grãos, apresentado nesta terça-feira (13) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), mostra que a safra de grãos 2023/2024 brasileira deverá apresentar um total de 298,6 milhões de toneladas, o que representa a segunda maior safra já colhida. Este número excelente, se confirmado, representa uma redução 6,6% (21,2 milhões de toneladas) em relação à safra anterior, quando marcou o recorde histórico.

O resultado é considerado excelente ainda mais em um cenário de dificuldades no campo atreladas ao clima. A principal delas foram as enchentes que acometeram o Rio Grande do Sul no primeiro semestre.

“Essa queda é influenciada principalmente pela perda na produtividade média das lavouras do país, reflexo das adversidades climáticas sobre o desenvolvimento das culturas de primeira safra, em especial, desde o início do plantio até as fases de reprodução das lavouras”, destaca a Companhia.

Leia mais: Governo lança o maior Plano Safra da história para a agricultura empresarial

Os efeitos climáticos afetaram principalmente as culturas de primeira safra. Mas os resultados da segunda safra estão avançados, a exemplo da colheita do milho que tem produção estimada em 90,28 milhões de toneladas. Houve perda de produtividade no cereal pelos chamados ‘veranicos’ que ocorreram no Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul entre março e abril que favoreceram o ataque de pragas pelas temperaturas mais altas. Também houve perda da área de plantio. No total (primeira e segunda safra) espera-se 115,65 milhões toneladas, uma redução de 12,3% em relação ao período anterior.

Quanto ao feijão a produção crescerá 7,3%, marcando 3,26 milhões de toneladas com as três safras colhidas.

O arroz já teve a colheita finalizada com 10,59 milhões de toneladas e mostrou crescimento de 5,6% em comparação com a safra anterior. O aumento teve influência na maior área cultivada em decorrência das adversidades enfrentadas no maior estado produtor, o Rio Grande do Sul, que impulsionou que outras áreas fossem cultivadas.

Leia mais: Agronegócio é cada vez menos resistente ao governo Lula

Destaque usual na colheita brasileira, a soja fechará a safra com 147,38 milhões de toneladas, uma redução de 4,7% ante 2022/2023. Neste caso foi a redução das chuvas e as altas temperaturas que influenciaram em perdas, principalmente no Centro-Oeste, Sudeste e na região do Matopiba, informa a Conab.

Já o algodão terá crescimento, pois teve as condições mais adequadas ao seu desenvolvimento, o que ampliou o plantio. A previsão é de uma colheita de 3,64 milhões de toneladas de algodão em pluma.

*Com informações Conab

Blog do Mamede

Recent Posts

Lançamento de Livro: Será Dia 30 de Abril No Lafé Park (Parque Calixto Abrão)

Gente boa do Blog, está marcado, será no dia 30 de abril, às 19:00 horas…

9 horas ago

HÁ 260 VAGAS DISPONÍVEIS, OFERECIDAS PELA SECRETARIA DE TRABALHO E RENDA – SINE

HÁ 260 VAGAS DISPONÍVEIS, OFERECIDAS PELA SECRETARIA DE TRABALHO E RENDA – SINE 1. Açougueiro…

9 horas ago

Improbidade: ex-prefeito e ex-secretária de Santa Rita do Novo Destino são condenados por concessão ilegal de gratificações em ação do MPGO

Improbidade: ex-prefeito e ex-secretária de Santa Rita do Novo Destino são condenados por concessão ilegal…

10 horas ago

Em ação movida pelo MPGO, ex-vereador de Formosa é condenado por improbidade, ao acumular cargos incompatíveis durante mandato

Em ação movida pelo MPGO, ex-vereador de Formosa é condenado por improbidade, ao acumular cargos…

10 horas ago

Quais as reais causas da queda da aprovação de Lula nas pesquisas?

Quais as reais causas da queda da aprovação de Lula nas pesquisas?   Causas vão…

10 horas ago

Maioria quer Bolsonaro preso, mas teme impunidade; 56% rejeitam anistia

Maioria quer Bolsonaro preso, mas teme impunidade; 56% rejeitam anistia   Datafolha mostra que brasileiros…

10 horas ago