Categories: Sem categoria

Mais de 14 milhões de pessoas deixaram de passar fome no Brasil em 2023

Spread the love

Mais de 14 milhões de pessoas deixaram de passar fome no Brasil em 2023

 

Relatório da ONU mostra que número de pessoas com insegurança alimentar severa caiu 85% em relação a 2022. Naquele ano, elas eram 17,2 milhões e em 2023, cerca de 2,5 milhões

 

Foto: Rafael Martins/GovBA

A insegurança alimentar severa despencou 85% no Brasil em 2023, primeiro ano do governo Lula, de maneira que 14,7 milhões de pessoas deixaram essa situação. Em 2022, ainda sob Jair Bolsonaro, a fome atingia 17,2 milhões de brasileiros, número que caiu para 2,5 milhões. Isso significa que, antes, 8% de toda a população brasileira enfrentava esse tipo de privação e agora, o percentual é de 1,2%.

Os dados fazem parte do Relatório das Nações Unidas sobre o Estado da Insegurança Alimentar Mundial (Sofi 2024), conhecido como o Mapa da Fome, divulgado nesta quarta-feira (24).

Os resultados positivos obtidos pelo Brasil vão na contramão da situação mundial, que registrou o aumento de 152 milhões de pessoas passando fome entre 2019 e 2023. A soma global de pessoas que enfrentaram esse tipo de privação no ano passado foi de 733 milhões — ou uma a cada 11.

Durante reunião ministerial do G20 nesta quarta-feira (24), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva salientou que esse resultado é fruto do esforço do governo e declarou que seu compromisso mais urgente é “acabar com a fome no Brasil, como fizemos em 2014”. No encontro, ocorreu o pré-lançamento da proposta do país para a criação de uma Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, aclamada pelo G20.

Leia também: Proposta pelo Brasil, Aliança Global contra a Fome e a Pobreza é aclamada no G20

Na avaliação do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, “os dados das Nações Unidas indicam que estamos no caminho certo. Em apenas um ano de governo, reduzimos a insegurança alimentar severa em 85%. Tiramos 14,7 milhões de brasileiros e brasileiras dessa condição”.

Ainda segundo o ministro, “hoje digo, com segurança, que no caminho que estamos é possível, dentro do Governo Lula, até 2026, sair do Mapa da Fome”, avaliou.

Situação global

No que diz respeito à situação global, o relatório — lançado no contexto da reunião ministerial no Brasil do G20 para a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza — adverte que o mundo está falhando gravemente em alcançar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2 – Fome Zero, até 2030.

O relatório mostra que o mundo retrocedeu 15 anos, com níveis de desnutrição comparáveis aos de 2008-2009. Se forem considerados os tipos de insegurança alimentar moderada ou grave, o número vai a 2,33 bilhões de pessoas.

De acordo com o documento, a porcentagem da população que passa fome está aumentando na África (20,4%), permaneceu estável na Ásia (8,1%) — embora ainda represente um desafio significativo, já que a região abriga mais da metade daqueles que passam fome no mundo todo — e apresentou progresso na América Latina (6,2%).

De 2022 a 2023, a fome aumentou na Ásia Ocidental, no Caribe e na maioria das sub-regiões africanas. Se as tendências atuais continuarem, aponta o levantamento, cerca de 582 milhões de pessoas estarão cronicamente subnutridas em 2030, metade delas na África.

Com agências

Blog do Mamede

Recent Posts

Padre Júlio Lancellotti reage e processa Marçal por difamação

Padre Júlio Lancellotti reage e processa Marçal por difamação   Candidato a prefeito de São…

12 horas ago

Comitê recomenda ao Governo retorno do horário de verão

Comitê recomenda ao Governo retorno do horário de verão   Além de ampliar o período…

12 horas ago

Economistas criticam aumento dos juros: “afronta ao governo e à economia”

Economistas criticam aumento dos juros: “afronta ao governo e à economia”   O aumento para…

12 horas ago

Grandes e médias empresas ainda pagam salários 50% menores às mulheres negras

Grandes e médias empresas ainda pagam salários 50% menores às mulheres negras   Relatório do…

12 horas ago

Dandara quer Uberlândia com desenvolvimento e inclusão social

Dandara quer Uberlândia com desenvolvimento e inclusão social Deputada federal disputa para ser a 1ª…

1 dia ago

Intelectuais apoiam suspensão do X e criticam ataque à soberania digital brasileira

Intelectuais apoiam suspensão do X e criticam ataque à soberania digital brasileira   Os economistas…

1 dia ago