A nova configuração vai permitir o segundo turno, quando o candidato não consegue a metade e mais um dos votos, em todas as capitais brasileiras
Publicado pelo Portal Vermelho
Mais oito cidades brasileiras se habilitaram a ter segundo turno nas eleições municipais deste ano e uma saiu da lista que aumentou em relação a 2022, quando havia 96 locais em condições.
Agora, são 103 municípios com mais de 200 mil eleitores que vão às urnas no primeiro turno em 6 de outubro e, caso necessário, no segundo no dia 27 do mesmo mês.
A nova configuração vai permitir o segundo turno, quando o candidato não consegue a metade e mais um dos votos, em todas as capitais brasileiras. Com 209,6 mil eleitores, Palmas (TO) entrou na lista.
Além da capital tocantinense, o segundo turno pode acontecer em Embu das Artes (SP), Camaçari (BA), Foz do Iguaçu (PR), Sumaré (SP), Imperatriz (MA), Magé (RJ) e Parauapebas (PA).
Leia mais: Eleições municipais e saneamento ambiental
A cidade de Governador Valadares (MG) saiu da lista por perder mais de 15 mil eleitores de 2020 para 2024.
São Paulo possui o maior número de cidades (30) em condições de realizar as eleições em dois turnos, seguido do Rio de Janeiro (11), Minas Gerais (8), Paraná (7), Pernambuco (6) e Rio Grande do Sul (5). Bahia, Espírito Santo e Pará possuem quatro cada.
De acordo com o levantamento do site Poder 360, o MDB e o PSDB lideraram em número de prefeituras em 2020 nas 103 cidades que atualmente integram o grupo de maior eleitorado.
“Os dois partidos elegeram 17 prefeitos cada um. Juntos, correspondiam na posse a quase 35% das prefeituras. Depois, muitos prefeitos mudaram de partido e não há uma estimativa oficial para saber os dados atuais”.
O PT, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva , conseguiu quatro, uma recuperação frente ao único prefeito em 2016 –mas muito aquém dos 28 eleitos em 2008, o melhor resultado da história do partido. O PCdoB teve sua melhor performance em 2012 quando elegeu quatro prefeitos.
STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…
Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…
20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…
Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório Ouvidoria das Polícias estadual…
Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid PF…
Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial É preciso desenvolvimento com valorização…