Categories: Sem categoria

Enchentes RS: Medidas do governo Lula para ajudar o povo gaúcho e combater fake news

Spread the love

Enchentes RS: Medidas do governo Lula para ajudar o povo gaúcho e combater fake news

Pela primeira vez no país, um governo federal compra imóveis prontos para doar a famílias desalojadas; confira todas as ações

Ricardo Stuckert/PR

Pelo menos 104 prefeituras pediram moradias, totalizando uma demanda de cerca 40 mil unidades

Após as devastadoras enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul (RS), o governo Lula tem implementado uma série de medidas para auxiliar na evacuação do estado e na recuperação das famílias desabrigadas. Entre as principais ações, destaque-se a garantia de moradia para quem perdeu sua casa e o Auxílio Reconstrução , no valor de R$ 5,1 mil, que já beneficiou cerca de 100 mil famílias.

Focado em dar abrigo a famílias gaúchas afetadas pelas fortes chuvas, o presidente Lula não mediu esforços para comprar imóveis prontos, novos ou usados. É a primeira vez que isso acontece no país.

Para dar agilidade, essa medida foi incluída no Minha Casa, Minha Vida (MCMV), beneficiando famílias que se encaixam nas faixas 1 e 2 do programa. Em apenas cinco dias, a Caixa Econômica Federal (CEF) já recebeu a oferta de  3.174 unidades habitacionais.

Desse total, 2.667 são de estoques de construtoras e linhas de subsídio habitacional, e 507, de pessoas físicas.  Essa ação é exclusiva para o Rio Grande do Sul e será custeada com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR).

De acordo com o Ministério das Cidades, pelo menos 104 prefeituras fizeram o pedido de moradias, totalizando a necessidade de aproximadamente 40 mil unidades habitacionais na área urbana e mais de dois milhões na área rural.

Leia mais: RS: governo Lula já distribuiu quase 2 milhões de toneladas de alimentos às famílias atingidas

Critérios para aquisição

Para ser adquirida pela União, a unidade habitacional deverá cumprir requisitos específicos, como estar em condição de habitabilidade, localizada em área não condenada pela Defesa Civil, possuir registro no cartório de imóveis e estar livre de quaisquer ônus e gravadores.

Além disso, unidades habitacionais em construção podem ser incluídas, desde que a obra seja concluída e legalizada para entrega em até 120 dias.

Leia mais: Governo Lula pagará 2 mínimos para manter o emprego de 434 mil trabalhadores no RS

Programa Imóvel da Gente

Outra iniciativa é o programa “Imóvel da Gente”, que destina imóveis da União para fins de habitação de interesse social. Um exemplo é um terreno de 40.205,32 m² em Encantado (RS), destinado para provisão habitacional. Este programa visa a utilização de imóveis sem destino definido para atender a diversas áreas, priorizando a oferta habitacional.

Clique para ver todas as ações do governo Lula em apoio à  residência do RS.

Ouça o boletim da Rádio PT:

Combate às Fake News

Paralelamente aos especialistas de detetives, o governo Lula enfrentou uma onda de desinformação propagada por grupos bolsonaristas , que divulgaram notícias falsas sobre a atuação federal na residência do estado.

O ministro Paulo Pimenta, da Secretaria Extraordinária da Presidência da República para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul , tem enfatizado a necessidade de combater essas notícias falsas e fortalecer a transparência nas ações do governo.

“O compromisso do governo é com a verdade e com a clandestinidade do Rio Grande do Sul. As fake news só prejudicam as famílias que mais deliberam de apoio neste momento crítico”, afirmou o ministro Paulo Pimenta. Ele destacou ainda a importância das medidas habitacionais e do auxílio financeiro para garantir uma recuperação rápida e eficiente.

O combate à desinformação é crucial para garantir que os esforços do governo sejam corretamente compreendidos e apoiados pela população. A Secretaria de Comunicação Social (Secom) lançou a campanha ‘Quem espalha fake news espalha destruição”. Confira aqui .

 

O Ministério Público do RS conseguiu um liminar na Justiça para que fossem removidas publicações de notícias falsas sobre a tragédia no estado. A decisão ainda determina multa de R$ 100 mil para quem  divulgar, reiteradamente, notícias falsas.  A subprocuradora-geral Josiane Camejo falou sobre a ação à Globo News. Assista abaixo:

“MP cheio de trabalho em um estado caótico e tem que parar tudo para denunciar fake News. É revoltante”, disse Camejo.

 

 

Da Redação , com informações da Secom

Blog do Mamede

Recent Posts

Biblioteca Digital De Catalão, Mais Uma Obra Abandonada Pelo Prefeito Adib Elias

Gente boa do Blog, fazendo jus ao costume de abandonar as obras que constrói, ou…

18 minutos ago

É Hoje, É Daqui A Pouco Na Rádio Sucesso, No “Nosso Programa”

Gente boa do Blog, o pré-candidato a prefeito de Catalão, Elder Galdino, estará no "Nosso…

23 minutos ago

Financiamento coletivo: saiba como funciona

Financiamento coletivo: saiba como funciona Também chamado de crowdfunding, a arrecadação é, geralmente, feita pela…

30 minutos ago

Dandara: “A política se fortalece quando há uma diversidade maior no poder”

Dandara: “A política se fortalece quando há uma diversidade maior no poder” Para a pré-candidata…

31 minutos ago

PF indicia Bolsonaro 2 vezes, por fraude em cartões de vacina e venda de joias

PF indicia Bolsonaro 2 vezes, por fraude em cartões de vacina e venda de joias…

33 minutos ago

Quadrilha: PF indicia Bolsonaro e mais 11 por roubo e venda de joias da União

Quadrilha: PF indicia Bolsonaro e mais 11 por roubo e venda de joias da União…

34 minutos ago