O Observatório Nacional da Violência contra Educadoras/es disponibiliza questionário online até o final de julho. Dados servirão para balizar políticas públicas
Publicado pelo Portal Vermelho
Conhecer melhor os desafios que os educadores lidam no dia a dia é fundamental pra estabelecer políticas públicas. Ainda mais em tempos em que o exercício profissional é policiado e frequentemente vítima de achaques da extrema-direita.
Nesse sentido, para conhecer melhor o que professores e outros profissionais que trabalham em escolas enfrentam no dia a dia e ter dados para balizar medidas, o Observatório Nacional da Violência contra Educadoras/es (Onve) lançou a pesquisa nacional “A violência contra educadores como ameaça à educação democrática: um estudo sobre a perseguição de educadores no Brasil”.
Podem participar pelo questionário no site do observatório e relatar as suas experiências todos os educadores da educação básica, ensino superior, privado e público do país. Isto inclui os diversos profissionais das unidades de ensino, não só professores e gestores, mas sim qualquer funcionário.
Leia mais: Conquista histórica: Aprovada Política Nacional de Assistência Estudantil
O questionário ficará disponível até o final de julho e os resultados devem ser disponíveis em setembro. Um dos objetivos é a criação de um canal de denúncias, junto ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, nos moldes do Disque 100. Para isso será criado um protocolo para recebimento de denúncias e violações.
O Observatório ainda visa criar protocolos para acolhimento jurídico e psicológico dos educadores, além de outras medidas de proteção dos profissionais. A expectativa é de, pelo menos, 3,5 mil formulários colhidos. O Ministério da Educação, parceiro na iniciativa, auxilia na divulgação do questionário e conta com o auxílio de universidades e parlamentares.
Clique aqui e acesse o questionário.
Veja como foi o lançamento:
STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…
Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…
20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…
Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório Ouvidoria das Polícias estadual…
Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid PF…
Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial É preciso desenvolvimento com valorização…