Nesta quinta-feira, 6 de junho, a Polícia Federal realizou uma nova fase da operação Lesa Pátria. Dessa vez, o alvo são 208 condenados pela participação na tentativa de golpe de estado de 8 de janeiro de 2023.
Autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e sancionada pelo presidente Lula, a ação ocorreu em 18 estados e no Distrito Federal. Dos procurados, 49 foram presos hoje e nos últimos dias. Mas 159 ainda não foram encontrados e passaram a ser considerados foragidos da justiça.
Os golpistas descumpriram medidas cautelares, como o uso de tornozeleira eletrônica, ou não estavam nos endereços informados à justiça. Alguns fugiram para países vizinhos, como Argentina e Paraguai. A Procuradoria-Geral da República solicitou que seus nomes fossem incluídos na lista vermelha da Interpol, a polícia internacional.
Crime e castigo
Os crimes imputados aos envolvidos incluem abolição violenta do estado democrático de direito, golpe de estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime e destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
A operação Lesa Pátria é uma resposta firme e necessária para assegurar que todos que atentem contra a democracia sejam responsabilizados por seus atos. A ação contínua da PF reflete o compromisso do Estado em garantir que a justiça prevaleça.
Da Redação