Categories: Sem categoria

Manchetes e destaques dos principais jornais brasileiros – 06 de junho de 2014

Spread the love

O Popular

Manchete: pesquisa aponta Dilma com 34% de intenções de voto

Aécio tem 19% e Campos 7%. Instituto entrevistou 4.337 pessoas entre os dias 3 e 5 de junho.

 

Análise da extradição de Pizzolato fica para outubro

A falta de garantias sobre o respeito aos direitos humanos em prisões brasileiras levou a Corte de Apelações de Bolonha a adiar para 28 de outubro a sentença sobre a extradição ou não do ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato, condenado a mais de 12 anos de prisão.

 

Cerrado perde para carvão ilegal

Um esquema de venda de carvão vegetal ilegal para usinas siderúrgicas desmatou 10 mil hectares de Cerrado e Caatinga no último ano. A Polícia Federal (PF), que investigou a atuação do grupo, estima ganhos de R$ 23 milhões.

————————————————————————————

Correio Braziliense

 

Manchete: Um teste para a Copa

Comitiva da Fifa fica três horas presa em engarrafamento provocado por greve em São Paulo.

Hoje, sem-teto ameaçam fechar o acesso ao Morumbi, onde o Brasil joga às 16h contra a Sérvia.

A uma semana do início do Mundial, tropas do Exército fazem treinamento nas ruas de Brasília.

O amistoso contra a Sérvia, hoje, o último que a Seleção Brasileira disputará antes da estreia na Copa do Mundo, será cercado de expectativa também fora do campo. É que sem-teto anunciaram protesto com a intenção de bloquear o acesso ao estádio do Morumbi. Além disso, metroviários decidiram manter a greve iniciada ontem e que tumultuou São Paulo. “Lamentável”, reagiu a presidente Dilma. Em operações de segurança, no DF, o Exército visitou o Mané Garrincha e trajetos por onde passarão jogadores e chefes de Estado durante a competição.

 

Entrada do carro zero é parcelada até no cartão

Na tentativa de acelerar as vendas, concessionárias oferecem possibilidade de fazer o pagamento inicial em até 10 vezes no cartão de crédito. Mas é bom o consumidor tomar cuidado para evitar o acúmulo de dívidas.

 

Em baixa: BC: ata do Copom sinaliza PIB menor

Segundo analistas, documento e juros a 11% mostram que crescimento da economia tende a ser menor do que em 2013.

 

Seminário: Construção civil pede fim da burocracia

Empresários e profissionais do setor propõem uma central de projetos para garantir rapidez e evitar obras paradas no DF.

————————————————————————————

Zero Hora

 

Manchete: Safra projeta alta de até 3,9% no PIB gaúcho

Crescimento no primeiro trimestre foi de 3,2%, e estimativa para 2014 é acima da média do país.
Ex-presidente no RS: Lula conta como vai ver a copa

“Se o cara quiser protestar, proteste. Mas eu vou tomar uma cervejinha e torcer.”

————————————————————————————

Brasil Econômico

 

Manchete: Papéis de ensino sobem na contramão da Bovespa

Uma combinação de fatores macroeconômicos favoráveis, como emprego e renda, e programas de subsídios à educação impulsionou as empresas privadas de ensino superior do país. Desde o início do ano, quatro dos cinco grupos educacionais listados na BM&FBovespa apresentam valorização de suas ações com alta de até 50,6%, enquanto o Ibovespa subiu apenas 0,1% no mesmo período.

 

Entre o hoje e o amanhã

Enquanto o ministro Guido Mantega atribuiu, em reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, o baixo crescimento à falta de crédito, a presidenta Dilma adotou um discurso de campanha, adiantando planos para um segundo mandato.

 

Comércio exterior: País perde espaço na pauta da África

Foco da política comercial do governo Lula, as vendas para o continente caem desde 2011, apesar do crescimento da economia regional. Já a compra de petróleo africano pelo Brasil disparou.

 

Tendência: BB aceitará cartão de outros bancos

O Banco do Brasil também vai aceitar pagamentos com cartões de concorrentes. O procedimento foi adotado pelo Itaú no início do ano e seguido pelo Bradesco, onde a operação está em teste.

 

Meio ambiente: Construções sustentáveis se espalham

Instituto mostra que o Brasil já está em quarto lugar no ranking de países com edificações que prezam a sustentabilidade. A maior parte ainda é de prédios comerciais.
Europa: BCE zera juros contra a deflação

O Banco Central Europeu, em medida inédita, baixou todas as suas principais taxas. E para estimular empréstimos, vai cobrar juros dos depósitos dos bancos.
Sintonia fina: O panorama industrial derruba o dinamismo da economia.

Emergentes: Desigualdade e poluição ativam protestos na China.

Congresso: Esforço concentrado no Senado, de 5 dias, durou apenas 2.

——————————————————————————–

Folha de S. Paulo

 

Manchete: Após dia de caos, greve do Metrô continua

A greve dos funcionários do Metrô de São Paulo levou o paulistano a enfrentar ônibus lotados, filas em táxis e trânsito recorde. Sem acordo salarial, a paralisação será mantida nesta sexta (6).

 

Cerca de 3 milhões de pessoas foram atingidas. Até as 7h, as linhas 1-azul, 2-verde e 3-vermelha não operaram. Mais tarde, supervisores assumiram os trens, e parte das estações foi aberta.

A 5-lilás teve atraso, mas depois operou normalmente. A linha 4-amarela, privatizada, não foi afetada. O congestionamento da manhã chegou a 209 km, o maior do ano para o horário.

O governador Alckmin (PSDB) disse que a greve é feita por “um pequeno grupo, muito político”. O governo pediu à Justiça que decrete o ato ilegal e defina o reajuste a ser dado à categoria.

Os grevistas reivindicam 12,2% de aumento; o Metrô ofereceu 8,7%. O rodízio continua suspenso nesta sexta (6). Além da greve dos metroviários, haverá um protesto da Força Sindical.

 

Dilma mantém tendência de queda; rivais não sobem

Petista oscila 3 pontos e perde 10 desde fevereiro, diz Datafolha; Campos cai 4.

As intenções de voto pela reeleição de Dilma Rousseff continuam em tendência de queda, segundo pesquisa Datafolha. Em relação ao levantamento anterior, realizado em maio, a presidente oscilou de 37% para 34%. Desde fevereiro, Dilma perdeu dez pontos percentuais.

Entretanto, os principais adversários da petista não cresceram. Juntos, eles somavam 38% na pesquisa anterior e, agora, recuaram para 35%. O tucano Aécio Neves oscilou um ponto para baixo (19%). Com 7% das intenções, Eduardo Campos (PSB) caiu quatro pontos.

O total de eleitores que não sabem em quem votar cresceu de 8% para 13%. Os que pretendem votar em branco ou nulo são 17%. Somados, os eleitores sem candidato chegam a 30%, taxa recorde desde 1989. A margem de erro é de dois pontos, para mais ou para menos.

O pessimismo sobre o futuro da economia cresceu oito pontos, para 36%, o mais alto desde 2007. Além disso, 28% acham o governo Dilma ruim ou péssimo — maior rejeição da gestão. O índice de ótimo/bom é de 33%.

 

Eliane Cantanhêde: Segundo turno está virtualmente garantido.

 

Para advogados, Lei da Palmada dá brecha a palmada

Aprovada no Senado, a Lei da Palmada deixa brecha para tapas, afirmam advogados. Para eles, o texto, subjetivo, nada acrescenta à norma em vigor ao vetar castigo que provoque “sofrimento físico”. O Código Penal já determina punição se houver lesão.

 

Sem-teto suspendem ato em SP a pedido do Planalto

Após pedido de emissários do governo Dilma Rousseff, líderes do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) concordaram em suspender a manifestação convocada para São Paulo nesta sexta-feira (6), quando a seleção brasileira disputa jogo amistoso na cidade.

O governo estuda comprar a área próxima ao Itaquerão invadida por 4.000 famílias e destiná-la à construção de moradias. O MTST reivindica mudanças no programa federal Minha Casa, Minha Vida e uma Lei do Inquilinato que controle reajustes de aluguel.

 

Análise Fernando Canzian: Apesar de tudo, governantes devem estar aliviados

O transtorno das greves não se compara às tentativas de invadir a prefeitura, o Palácio dos Bandeirantes e o Congresso. Encurralados como nunca em 2013, os governantes devem estar respirando aliviados.

————————————————————————————

O Povo

 

Manchete: diretora de ONG presa por vender informações sigilosas

Ex-coordenadora da Sejus e diretora de uma ONG que atua contra a exploração de crianças e adolescentes está entre as nove pessoas presas em operação do Ministério Público Estadual

 

20 doenças preocupam durante a Copa do Mundo

Grande fluxo turístico por conta do Mundial em Fortaleza é desafio para a saúde pública. Estrutura de vigilância já está montada, mas Estado admite o risco de surtos. Sarampo, cólera e H1N1 são os que mais preocupam

———————————————————————-

 

Por: Gustavo Vieira com informações (adaptadas e corrigidas) da Radiobrás

 

Blog do Mamede

Recent Posts

STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público

STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…

20 horas ago

Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes

Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…

21 horas ago

20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade

20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…

21 horas ago

Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório

Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório   Ouvidoria das Polícias estadual…

21 horas ago

Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid

Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid   PF…

21 horas ago

Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial

Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial   É preciso desenvolvimento com valorização…

21 horas ago