Categories: Sem categoria

Semana do Jovem Eleitor: confira as ações voltadas aos novos eleitores de cada estado

Spread the love

Semana do Jovem Eleitor: confira as ações voltadas aos novos eleitores de cada estado

A Justiça Eleitoral fomenta a participação de eleitores entre 16 e 17 anos em todo o Brasil

Na Semana do Jovem Eleitor, promovida pela Justiça Eleitoral de 18 a 22 de março, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) destaca as ações realizadas em cada estado do país. As atividades incluem visitas guiadas de escolas ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), palestras, alistamento eleitoral de estudantes e até um mutirão agendado para a próxima semana.

Visitas

Em Curitiba (PR), estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Manoel Ribas, visitaram a Escola de Cidadania Política Oto Luiz Sponholz, no Fórum Eleitoral da capital. Durante a visita, as jovens e os jovens estudantes assistiram a palestras sobre a atuação da Justiça Eleitoral e os conceitos de democracia e cidadania.

Também participaram de atividades lúdicas, que promovem a reflexão, como o Jogo das Eleições, que aborda temas como Justiça Eleitoral, democracia, cidadania, voto consciente, urna eletrônica e desinformação.

Ainda no Paraná, em Pitanga, o Cartório da 38ª Zona Eleitoral da cidade recebeu as alunas e os alunos do Colégio Estadual Cívico Militar Dom Pedro I para realizar o alistamento eleitoral dos estudantes.

A ação foi iniciativa do professor Ademar Socoloski, da disciplina de Sociologia. Segundo ele, o voto é um objeto de estudo em sala de aula, e, por isso, julgou importante estimular os jovens a participar do processo democrático.

“TRE vai à escola”

A Justiça Eleitoral também vai até as escolas. Inclusive, esse é o nome do programa: “TRE vai à escola”, que soma um total de 196 ações, sendo 128 em escolas públicas e 68 em escolas privadas. Ao todo, 14.032 estudantes de mais de 50 das 92 cidades do estado participaram das atividades propostas.

Na Baixada Fluminense, região metropolitana do Rio de Janeiro, o juiz titular da 159ª Zona Eleitoral, Paulo Luciano de Souza Teixeira, recebeu 250 estudantes do ensino médio do Colégio Estadual Bernardino Mello Junior, no Bairro da Luz, para conversar sobre a formação e o funcionamento do estado brasileiro.

Em Três Rios (RJ), o programa “TRE vai à escola” visitou o Colégio Estadual Professor Kopke, no Bairro Triângulo. A juíza titular da 174ª Zona Eleitoral, Mara Grumbach Mendonça, conversou com 50 jovens sobre o processo eleitoral brasileiro.

Palestras

Em Rondônia, a Escola Judiciária Eleitoral (EJE-RO) realizou uma visita à Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Mariana, na Zona Leste de Porto Velho, como parte das atividades alusivas à semana do jovem eleitor.

Durante o evento, os alunos do 3º ano do Ensino Médio tiveram a oportunidade de participar de uma palestra sobre participação política e a importância do voto. A palestra abordou temas fundamentais para o exercício da cidadania e o papel dos jovens na construção de uma sociedade mais democrática.

Um total de 71 alunos compareceu à palestra, demonstrando interesse e engajamento no tema. A iniciativa da EJE-RO visa conscientizar os jovens sobre a importância do seu papel no processo democrático e incentivar a participação ativa na vida política do país.

Mutirão

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) tem promovido ações para ampliar a participação do eleitorado jovem nas eleições. Uma delas será realizada na próxima semana, um mutirão para atender estudantes e a comunidade escolar com palestras sobre cidadania e direitos dos jovens na capital Cuiabá.

O evento será realizado pela 1ª Zona Eleitoral da cidade, no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), campus Octayde Jorge da Silva.

Os atendimentos ocorrerão nos dias 25 e 26 de março, das 8h às 13h, enquanto a palestra será ministrada na terça-feira (26), às 10h.

Serão realizadas operações de alistamento, transferência e revisão, como também entrega de títulos, entre outros. O foco é o jovem eleitorado, com o objetivo de incentivar estudantes a partir de 15 anos de idade a fazerem o primeiro título eleitoral e participarem do processo democrático.

Interesse

Todos os anos, o TSE reforça a comunicação com o público jovem. Nas Eleições de 2022, essa parcela do eleitorado foi uma das que mais cresceu, mostrando o interesse da juventude de participar efetivamente do fortalecimento da democracia.

Conforme as estatísticas eleitorais, nos três primeiros meses de 2024, mais de 609 mil jovens entre 15 e 18 anos solicitaram a primeira via do título de eleitor. “É um eleitorado maior que o eleitorado de vários estados do Brasil. É um contingente importantíssimo de eleitores que se junta aos mais de 153 milhões de eleitores brasileiros. Esperamos que passe de 1 milhão brevemente”, ressaltou Moraes.

Por fim, o presidente do TSE lembrou que se encerra em 8 de maio o prazo para tirar o título de eleitor, fazer a transferência de domicílio ou regularizar a situação eleitoral. “E isso vale para todas as brasileiras e brasileiros, independentemente da idade”, completou.

Saiba mais sobre a campanha

Blog do Mamede

Recent Posts

STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público

STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…

13 horas ago

Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes

Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…

14 horas ago

20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade

20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…

14 horas ago

Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório

Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório   Ouvidoria das Polícias estadual…

14 horas ago

Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid

Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid   PF…

14 horas ago

Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial

Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial   É preciso desenvolvimento com valorização…

14 horas ago