Esse ano, a tradicional Ação Integrada de Despoluição do Rio Paranaíba, na cidade de Anhanguera, não será realiza pelo baixo nível das águas do rio. A atividade chegaria esse ano a sua 13ª edição e seria realizada ainda no começo desse mês, possivelmente no fim de semana seguinte.
A força-tarefa sempre foi desenvolvida pelo município de Anhanguera com o apoio da vizinha Cumari, no Estado de Goiás, que, juntas da cidade mineira de Araguari, empenhavam algumas de suas secretarias e voluntários na recolha do lixo. No ano passado a atividade foi auxiliada pelo 11º Batalhão de Engenharia de Construção, Polícia Militar de Meio Ambiente e Corpo de Bombeiros, junto da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Araguari.
Segundo o secretário municipal de Turismo e Lazer de Anhanguera, Lucas Guimarães, a medida se deu por questões de segurança e a inviabilidade da prática de despoluição do rio pelo seu reduzido fluxo de água. “Devido à seca no Rio Paranaíba a limpeza anual das margens foi definitivamente suspensa. Esse ano não existirá condições para a ação”, explicou Guimarães em uma rede social.
Além da despoluição das margens do rio, era também costume a soltura de alevinos e plantio simbólico de árvores, além do almoço para todos os participantes no Clube Municipal de Anhanguera. Na edição passada os municípios de Indianópolis, Itumbiara e Catalão também participaram e 11 toneladas de materiais poluentes foram retirados do rio.
De acordo com informações da Prefeitura de Anhanguera a possibilidade da realização do evento ainda esse ano não está descartada, contanto que o rio volte a sua normalidade hídrica.
Por: Gustavo Vieira/Foto: reprodução
STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…
Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…
20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…
Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório Ouvidoria das Polícias estadual…
Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid PF…
Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial É preciso desenvolvimento com valorização…