Categories: Sem categoria

Negacionismo: prefeitos bolsonaristas de SC dispensam vacina contra Covid-19 em escolas

Spread the love

Negacionismo: prefeitos bolsonaristas de SC dispensam vacina contra Covid-19 em escolas

Governantes publicaram decretos liberando a obrigatoriedade da vacina para matrículas e rematrículas de crianças e adolescentes nos municípios de Blumenau, Joinville, Jaraguá do Sul, Brusque e Criciúma

Site do PT

Negacionismo: O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) prevê penalidades para o descumprimento do dever de vacinar os filhos

Com mira nas eleições municipais, prefeitos bolsonaristas catarinenses publicaram decretos dispensando a exigência da vacinação contra a Covid-19 para matrículas e rematrículas de crianças e adolescentes, em escolas públicas e privadas.

negacionismo sobre a pandemia da Covid-19, que ceifou a vida de mais de 700 mil brasileiros e brasileiras, deixando inúmeros órfãos no Brasil, ainda permanece nos municípios de Blumenau, Joinville, Jaraguá do Sul, Brusque e Criciúma, cujos prefeitos publicaram os decretos.

Medida vai contra norma do Ministério da Saúde

Em nota, o Ministério da Saúde (MS) alertou que a obrigatoriedade da vacinação infantil não decorre de ordem administrativa, mas de uma determinação legal.

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) prevê penalidades para o descumprimento do dever de vacinar os filhos, como a aplicação de multa.

A Secretaria de Saúde de Santa Catarina também alerta sobre a importância da vacinação e das  penalidades previstas no ECA. Em nota enviada à revista Carta Capital, a secretaria afirmou que a apresentação de caderneta de vacinação é prevista na Lei Estadual nº 14.949.

Leia também: Vacina contra Covid-19: “É direito das crianças”, afirma a ministra da Saúde

Movimento nacional pela vacinação

Em fevereiro de 2023, o governo Lula lançou o Movimento Nacional pela Vacinação. O objetivo do movimento foi retomar a confiança da população brasileira nas vacinas e da cultura de vacinação do país.

A ação inclui vacinação contra a Covid-19 e outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação em várias etapas, incluindo a multivacinação de crianças e adolescentes.

Cuidar da saúde do povo brasileiro sempre foi premissa dos governos do Partidos dos Trabalhadores e das Trabalhadoras (PT). Com Lula, a importância da vacinação tem ênfase e o Ministério da Saúde (MS) trabalha arduamente para que as famílias brasileiras coloquem em dia o calendário de vacinação dos seus filhos e filhas.

Leia mais: Governo Lula já imunizou 7 milhões com vacina bivalente contra Covid

A partir de 2024, a vacina contra a covid-19 faz parte do Calendário Nacional de Vacinação. O Ministério da Saúde dividiu em três fases a imunização para as crianças: a dose 1 deverá ser administrada aos 6 meses de idade; a dose 2, aos 7 meses; e a dose 3, aos 9 meses.

No Brasil, o Programa Nacional de Imunização (PNI) oferece há 50 anos acesso gratuito a vacinas. Há 32 anos, as crianças estão livres da poliomielite no país, graças à vacinação oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Da Redação, com informações da Carta Capital

Blog do Mamede

Recent Posts

STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público

STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…

12 horas ago

Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes

Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…

13 horas ago

20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade

20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…

13 horas ago

Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório

Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório   Ouvidoria das Polícias estadual…

13 horas ago

Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid

Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid   PF…

13 horas ago

Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial

Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial   É preciso desenvolvimento com valorização…

13 horas ago