Categories: Sem categoria

Eleições 2024: TSE define regras e mantém proibição de armas por CACs

Spread the love

Eleições 2024: TSE define regras e mantém proibição de armas por CACs

 

Regras para as eleições municipais ainda serão debatidas em audiências públicas; transporte de armas e munições por colecionadores, atiradores e caçadores (CACs) é vedado

 

Foto: Nelson Jr./TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou na segunda-feira (15) uma minuta que estabelece o rito das Eleições Municipais de 2024. Com 224 artigos – que serão debatidos em audiências públicas sempre a partir das 9h, na sede da Corte, em Brasília, e podem ser assistidas online entre os próximos dias 23 e 25 -, o TSE traça as medidas preparatórias, o fluxo de votação, a apuração, os procedimentos relacionados à totalização, a diplomação e os atos posteriores ao pleito.

Leia tambémConfira as principais datas das eleições 2024

Como destaque nos artigos consta a “proibição do transporte de armas e munições, em todo o território nacional, por parte de colecionadores, atiradores e caçadores (CACs) no dia das eleições, nas 24 horas que antecedem o pleito e nas 24 horas posteriores”. O descumprimento acarreta prisão em flagrante.

Acessibilidade

Na preparação para a votação fica estabelecido que a juíza ou o juiz eleitoral deve nomear alguma das pessoas no apoio logístico para ser “coordenadora de acessibilidade” com a incumbência adotar as medidas que estiverem ao alcance para atender as pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.

Transporte gratuito

Também fica estabelecido que o Poder Público “adotará as providências necessárias para assegurar, nos dias de votação, a oferta gratuita de transporte coletivo urbano municipal e intermunicipal, inclusive o metropolitano, com frequência compatível àquela dos dias úteis”.

Cabina de votação

A minuta ainda traz elementos sobre proibições na cabina de votação, onde é vedado “portar celular, máquinas fotográficas, filmadoras, equipamento de radiocomunicação ou qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo do voto, ainda que desligados”.

A recusa impede a votação e pode ser passível de ação policial caso e a presidência da mesa receptora julgue necessário.

Fiscalização

Conforme a instrução, “partidos políticos, às federações, às coligações, à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e ao Ministério Público” tem amplo direito de fiscalizar os trabalhos de transmissão e totalização de votos.

Informações para a população

Segundo o TSE, a partir de 26 de setembro, os tribunais regionais eleitorais devem informar a população sobre o que é necessário para votar, além de cadastrar mesários e pessoal do apoio logístico com conhecimento em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Confira aqui a minuta completa.

Para se inscrever nas audiências públicas do TSE é necessário enviar proposta por formulário disponível no site do TSE até as 23h59 de 19 de janeiro.

*Informações TSE. Edição Vermelho, Murilo da Silva

AUTOR
Blog do Mamede

Recent Posts

STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público

STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…

14 horas ago

Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes

Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…

15 horas ago

20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade

20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…

15 horas ago

Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório

Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório   Ouvidoria das Polícias estadual…

15 horas ago

Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid

Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid   PF…

15 horas ago

Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial

Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial   É preciso desenvolvimento com valorização…

15 horas ago