Categories: Sem categoria

Parte dos governadores de direita decide não ir a ato pela democracia

Spread the love

Parte dos governadores de direita decide não ir a ato pela democracia

 

Convocado por Lula para reafirmar os valores democráticos no dia que marca um ano dos ataques golpistas de 8/1, cerimônia no Congresso não contará com oito governadores

 

Foto: Rubens Gallerani/Audiovisual/PR

O ato “Democracia inabalada”, proposto pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o propósito de reunir representantes das instituições republicanas em defesa dos valores democráticos um ano após os ataques golpistas do  8 de janeiro de 2023, contará com a presença da maioria dos governadores e autoridades convidadas, mas alguns resolveram não participar.

Alegando questões pessoais, de saúde ou férias, ao menos oito dos 27 governadores convidados, conforme apurado pelo site Poder 360, poderão não comparecer.

A maioria é de direita e diretamente alinhada ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Entre os ausentes estão Tarcísio de Freitas (REP), de São Paulo; Ibaneis Rocha (MDB), do Distrito Federal, visto como, no mínimo, omisso com os ataques, e Ratinho Jr. (PSD), do Paraná. Por outro lado, o bolsonarista Romeu Zema (Novo) confirmou sua participação.

Leia também: Congresso tem projeção pela democracia para lembrar resistência a golpismo

Também disse que não comparecerá, por motivos de saúde na família, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), aliado do bolsonarismo. Mas, pelas redes sociais, o parlamentar disse que “a liberdade de manifestação e o direito fundamental de protestar jamais podem se converter em violência e destruição” e que “devemos sempre celebrar a democracia e cuidar do futuro de nosso país”.

A ausência em evento de caráter plural e suprapartidário, voltado para a valorização da democracia da qual essas mesmas autoridades são fruto, mostra a falta de compromisso com a construção de valores democráticos num momento em que as instituições se recuperam de anos de ataques sistemáticos promovidos por Jair Bolsonaro e seus apoiadores. E reflete, ainda, a divisão político-ideológica da sociedade, alimentada cotidianamente pela extrema-direita.

Eventos pela democracia

A cerimônia convocada pelo presidente da República acontece na tarde desta segunda-feira, no Congresso Nacional. Além de Lula, devem discursar os presidentes do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco, e do STF, ministro Luís Roberto Barroso.

De acordo com o Palácio do Planalto, são esperados cerca de 500 convidados, dentre eles, a ex-ministra do STF que presidia a corte na época dos ataques, Rosa Weber e o vice-presidente Geraldo Alckmin, entre outras autoridades, além de representantes de organizações da sociedade civil.

Além disso, outros eventos marcam a data. Na Câmara, uma exposição no Salão Verde da Câmara, que estará aberta ao público de 9/1 até 29/3, mostrará fotos inéditas da destruição causada pelos bolsonaristas nas duas casas legislativas.

Leia também: Um ano após ataques, autoridades celebram resistência democrática

Já o Supremo Tribunal Federal (STF), inaugura, também nesta segunda-feira (8), a exposição “Após 8 de janeiro: Reconstrução, memória e democracia”, que estará aberta ao público a partir deste terça-feira (9), das 13h às 17h, no térreo do Edifício-Sede.

Ainda nesta segunda-feira, as sedes dos Três Poderes amanheceram com uma representação da Constituição em suas entradas e, no domingo (7), projeções no prédio do Congresso Nacional mostraram a expressão “Democracia nos Une”, além da bandeira brasileira no formato semelhante ao que se vê na capa da Constituição.

Pelo Brasil, movimentos sociais convocaram manifestações em defesa da democracia. A primeira, em Brasília, aconteceu neste domingo (7). Outras capitais, com São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Porto Alegre também realização atos de rua.

Blog do Mamede

Recent Posts

Mesmo Sendo Contra a Lei, Jair Humberto Deverá Ser Reeleito Presidente da Câmara de Vereadores

Gente boa do Blog, a lei atualmente não permite e foi criada justamente para evitar…

14 minutos ago

Frente a frente com Moraes, Mauro Cid faz novas revelações e se salva da prisão

Frente a frente com Moraes, Mauro Cid faz novas revelações e se salva da prisão…

31 minutos ago

Brasil e ONU lançam Iniciativa Global contra as fake news climáticas

Brasil e ONU lançam Iniciativa Global contra as fake news climáticas   A Iniciativa Global…

35 minutos ago

Alexandre de Moraes mantém benefício da delação premiada de Mauro Cid

Alexandre de Moraes mantém benefício da delação premiada de Mauro Cid   O teor das…

36 minutos ago

Atividade industrial atinge recordes em produção e emprego, em outubro

Atividade industrial atinge recordes em produção e emprego, em outubro   CNI divulga que, em…

38 minutos ago

Polícia Federal indicia Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado

Polícia Federal indicia Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado   Se for condenado pelos…

39 minutos ago