Categories: Sem categoria

Aproximações entre Geografia e Letras é a proposta de Simpósio em Pires do Rio

Spread the love

Discutir a diversidade das temáticas pelas quais transitam a Geografia e as Letras. Essa é a proposta do I Simpósio Nacional Interdisciplinar de Geografia e Letras (Singel) promovido pela Universidade Estadual de Goiás – Câmpus Pires do Rio. Com o tema “Poesia e Artes/Geografia e Letras: o discurso de uma nova metodologia”, o evento ocorre até o próximo sábado, 31 de maio.

A atividade pioneira tem como intenção a aproximação das áreas, buscando a interdisciplinaridade ao unir trabalhos que dialogam com esses dois campos do conhecimento. Para Márcia Maria de Melo Araújo, professora de Literatura e Língua Portuguesa no câmpus Pires do Rio, o diferencial do simpósio reside na aproximação entre cursos que, aparentemente, se encontram distantes. “O esforço é para o unir os pensamentos. Ver as intersecções entre as áreas e fazer aproximações, mediações e propor diálogos. Ver a nossa produção pelo olhar do outro”, observa.

Na programação do Singel, há conferências de professores vindos dos mais diversos Estados e, também, há a participação de docentes de Instituições de Ensino de outros países.  Além do corpo de cientistas da UEG,  pesquisadores vindos da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Universidade Federal de Uberlândia  (UFU), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Fernando Pessoa (em Portugal), Universidade de São Paulo (USP) e Universidade de Brasília (UnB) compõem o mosaico de estudiosos que irão propor discussões e temáticas ao evento em Pires do Rio. Aos estudantes da UEG, eles oferecem espaço para  interlocução em mesas-redondas abertas ao diálogo.

Os temas são variados e vão desde estudos feministas – palestras sobre a misoginia na tradição satírica do latim medieval ou sobre as imagens e as representações da mulher na Idade Média –  a estudos sobre línguas indígenas. Sobre este último tema, haverá, hoje, 29 de maio, às 19h30, a conferência “A toponímia indígena do Maranhão: a relação língua e povo”.

Concomitantemente, também haverá, na noite de hoje, a mesa-redonda “As ‘paredes’ da Geografia: cultura, educação e arte”. Nesse caso, o coordenador da mesa será o professor da UEG, Ademir Divino Vaz. Ministrarão a palestra a professora Leila Miguel Fraga, da PUC-GO, e a docente Maria Lúcia Pardi, da UnB, que também representa a Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura.

Para conferir a programação completa, e o local de cada exposição, clique aqui.

Mais informações sobre o  I Simpósio Nacional Interdisciplinar de Geografia e Letras podem ser consultadas pelo telefone (64) 3461 2267 ou, também, pelo site do evento.

(CGCom/UEG)

Blog do Mamede

Recent Posts

Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes

Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…

31 minutos ago

20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade

20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…

32 minutos ago

Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório

Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório   Ouvidoria das Polícias estadual…

34 minutos ago

Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid

Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid   PF…

35 minutos ago

Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial

Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial   É preciso desenvolvimento com valorização…

38 minutos ago

PF aponta envolvimento de militares e Bolsonaro em inquérito sobre atos golpistas

PF aponta envolvimento de militares e Bolsonaro em inquérito sobre atos golpistas   Segundo apuração…

39 minutos ago