Há mais três réus em prisão preventiva que têm manifestação da PGR favorável à soltura, Ao todo, 1.400 golpistas foram presos preventivamente após os atos de 8 de janeiro, mas apenas 112 permanecem na prisão, à espera de julgamento no STF
Publicado pelo Portal Vermelho
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta quarta-feira (22) a soltura de quatro réus que estavam presos preventivamente em decorrência dos atos golpistas de 8 de Janeiro. Todos os alvarás foram baseados em pareceres da Procuradoria-Geral da República (PGR) a favor da liberdade provisória.
Segundo Moraes, as prisões foram revogadas por conta do encerramento da instrução criminal. Na visão do STF, como os réus prestaram depoimentos e as provas já foram produzidas, a manutenção da prisão não era mais necessária.
A morte de um outro réu – que estava detido no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília – pesou na decisão do Supremo. Cleriston Pereira da Cunha morreu dentro da prisão, na segunda (20), vítima de mal súbito durante o banho de sol. A oposição usou o episódio para criar um factoide contra o Judiciário brasileiro.
Foram beneficiados com a deliberação de Moraes os golpistas Jaime Junkes, Jairo de Oliveira Costa, Tiago dos Santos Ferreira e Wellington Luiz Firmino – que, em 8 de janeiro, invadiram prédios dos Três Poderes. Os quatro deverão obedecer a medidas restritivas, como usar tornozeleira eletrônica, entregar passaportes, não acessar redes sociais e não se comunicar com outros investigados.
Além deles, há mais três réus em prisão preventiva que têm manifestação da PGR favorável à soltura. Moraes solicitou ao Ministério Público que posicione sobre esses casos, que correm sob segredo de Justiça. Mesmo se forem soltos, eles deverão se apresentar à Justiça semanalmente.
Ao todo, 1.400 golpistas foram presos preventivamente após os atos de 8 de janeiro, mas apenas 112 permanecem na prisão, à espera de julgamento no STF. Após a morte de Cleriston, o presidente do Supremo, ministro Luís Roberto Barroso, prestou solidariedade à família. Moraes já havia cobrado informações da Papuda sobre o episódio.
Gente boa do Blog, quer saber quem é Ronaldo Caiado, veja esse vídeo do ex-governador…
Ato Nacional de Lançamento do Plebiscito Popular acontece na próxima quinta (10) em São Paulo…
STF mantém inconstitucionalidade de lei do DF que criava ensino domiciliar 1ª Turma confirmou que…
Movimentos lançam, dia 10, plebiscito sobre questões que afetam a vida do povo Atividade…
Senado rejeita juízes indicados por Milei e escancara crise no governo Com apoio de…
Apoiadoras de Trump, empresas de tecnologia perdem bilhões após tarifaço Somente nesta quinta (3),…