Categories: Sem categoria

Conflito em Gaza já matou duas vezes mais palestinos do que israelenses

Spread the love
FacebookFacebookTwitterTwitterRedditRedditLinkedinLinkedinPinterestPinterestMeWeMeWeMixMixWhatsappWhatsapp

Conflito em Gaza já matou duas vezes mais palestinos do que israelenses

 

Até a manhã desta terça-feira (17), os ataques do grupo paramilitar Hamas e do Estado de Israel já haviam deixado 4.265 mortos, conforme a Al Jazeera

 

O conflito mais mortal na história da Faixa de Gaza, no Oriente Médio, completou dez dias. Até a manhã desta terça-feira (17), os ataques do grupo paramilitar Hamas e do Estado de Israel já haviam deixado 4.265 mortos, conforme a Al Jazeera. O número de perdas entre os palestinos (2.808 em Gaza e 57 na Cisjordânia) já é duas vezes maior do que o total de vítimas israelenses (1.400).

Essa contabilidade não leva em conta os palestinos mortos no bombardeio israelense ao hospital Ahli Arab, em Gaza, nesta terça. O Ministério da Saúde palestino, administrado pelo Hamas, anunciou que pelo menos 200 pessoas morreram no atentado. Segundo a agência de notícias Associated Press, o número de mortes pode chegar a 50. O presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, decretou três dias de luto pelo pelas perdas neste que foi o pior ataque aéreo de Israel à região desde 2008.

Já há mais mortos e feridos em decorrência dos ataques atuais do que no conflito de 2014, que durou 50 dias e deixou 2.251 palestinos mortos. Mesmo em Israel, não se via um momento tão mortífero desde a Guerra do Yom Kippur, em 1973, com seu saldo de mais de 2.600 israelenses mortos.

No caso de Gaza, com tantas vítimas em tão curto período, o governo controlado pelo Hamas autorizou o enterro dos corpos não identificados em valas comuns. “Como dezenas de outros mártires estavam chegando – entre crianças, bebês, mulheres, homens, idosos –, tínhamos de cumprir nosso dever moral e legítimo para com esses mártires, enterrando-os. Preparamos uma vala comum na sepultura de emergência para enterrar aqueles que não foram identificados”, afirmou Salama Marouf, chefe do gabinete de comunicação social do governo.

O total de feridos também é extenso: são 10.859 na Faixa de Gaza, 1.200 na Cisjordânia e 3.400 em Israel, totalizando 15.459 pessoas – isso antes do bombardeio ao hospital nesta terça.

AUTOR
FacebookFacebookTwitterTwitterRedditRedditLinkedinLinkedinPinterestPinterestMeWeMeWeMixMixWhatsappWhatsapp
Blog do Mamede

Recent Posts

STF recebe denúncia contra mais seis acusados de tentativa de golpe

STF recebe denúncia contra mais seis acusados de tentativa de golpe Decisão unânime da 1ª…

5 horas ago

Acionados pelo MPGO, radialista e rádio de Formosa são condenados por discurso de ódio contra religiões de matriz africana e terão que fazer retratação

Acionados pelo MPGO, radialista e rádio de Formosa são condenados por discurso de ódio contra…

5 horas ago

Cem anos do “Processo” de Kafka: quando a farsa se repete como história

Cem anos do “Processo” de Kafka: quando a farsa se repete como história   O…

5 horas ago

Por unanimidade, STF torna réus mais 6 pela tentativa de golpe

Por unanimidade, STF torna réus mais 6 pela tentativa de golpe   Os acusados do…

5 horas ago

Rio se torna Capital Mundial do Livro, a primeira de língua portuguesa

Rio se torna Capital Mundial do Livro, a primeira de língua portuguesa   Título concedido…

5 horas ago

EUA ameaçam tarifas de até 3.521% sobre painel solar e testam parceria do Vietnã

EUA ameaçam tarifas de até 3.521% sobre painel solar e testam parceria do Vietnã  …

5 horas ago