O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luís Roberto Barroso, apresentou, no início da sessão solene desta quinta-feira (5), um vídeo em que a atriz Fernanda Montenegro declama trechos que considera essenciais da Constituição Federal, que completa 35 anos de promulgação. O vídeo está disponível no canal do STF no YouTube.
Entre os trechos escolhidos estão os objetivos fundamentais da República de construir uma sociedade livre, justa e solidária, garantir o desenvolvimento nacional e erradicar a pobreza, a marginalidade e as desigualdades, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor ou idade (artigo 3º). Ela também destacou o artigo 5º, que prevê igualdade de direitos e deveres entre homens e mulheres, a liberdade de crença e a criminalização do racismo e da ação de grupos armados contra a ordem constitucional e o estado democrático.
“Em nome do Tribunal, agradeço à atriz Fernanda Montenegro, que emprestou sua maravilhosa arte para ler, com alma, algumas das principais disposições da Constituição brasileira sobre igualdade, liberdade, educação, saúde, cultura, contra o racismo, a favor da infância, da adolescência e das populações originárias”, afirmou o presidente.
STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…
Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…
20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…
Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório Ouvidoria das Polícias estadual…
Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid PF…
Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial É preciso desenvolvimento com valorização…