Categories: Sem categoria

CPMI do Golpe: Abin aponta financiadores e descobre mais joias para Bolsonaro

Spread the love

CPMI do Golpe: Abin aponta financiadores e descobre mais joias para Bolsonaro

Diante das informações fornecidas pela agência, oposição insiste na patética tentativa de culpar o governo Lula pelos ataques de 8 de janeiro, planejados, estimulados, financiados e executados por bolsonaristas

Roque de Sá/Agência Senado

Deputado Rogério Correia (PT-MG): “Temos de fazer a investigação para descobrir quem planejou tudo isso”

Na sessão desta terça-feira (1º) da CPMI do Golpe, os parlamentares bolsonaristas usaram o depoimento do ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Saulo Moura da Cunha, para insistir na ridícula tese de que a tentativa de golpe do 8 de janeiro foi culpa do governo Lula.

Para isso, tentaram, a todo momento, implicar o ministro da Justiça, Flávio Dino, repetindo uma mentira: a de que cabia a ele acionar as forças de segurança responsáveis por impedir a ação dos terroristas. “É uma cortina de fumaça”, resumiu o deputado federal Rogério Correia (PT-MG). 

“Temos de fazer a investigação para descobrir quem planejou tudo isso”, completou Correia, ressaltando que a oposição, em nenhum momento, quis falar sobre o vasto conteúdo que a Abin recolheu sobre os financiadores do ataque aos Três Poderes.

Coube ao deputado, então, mencionar algumas das informações contidas no relatório da Abin. Entre elas, Correia destacou que a agência identificou 83 empresários e 13 organizações, todas simpáticas a Bolsonaro, pagando ônibus para levar os golpistas a Brasília.

Pedras preciosas para Bolsonaro

A deputada Jandira Feghalli acrescentou que, entre esses empresários identificados, estão pessoas ligadas ao garimpo ilegal no Pará, o que pode ser a explicação de um novo escândalo envolvendo pedras preciosas e informado pela Abin à CPMI.

O escândalo são mensagens nas quais o tenente-coronel Mauro Cid, ex-faz-tudo de Bolsonaro, informa subalternos sobre a existência de pedras preciosas que não deveriam ser cadastradas no sistema da Presidência e entregues a ele, pessoalmente (veja no tuíte abaixo).

 

“Há aqui um desejo imenso de achar algum crime do ministro da Justiça, mas as teses chegam ao limiar da infantilidade. Quem faz policiamento ostensivo é a Polícia Militar, não é o GSI, não é o Plano Escudo e não é a Polícia Federal nem a PRF. Quem faz policiamento ostensivo é a Polícia Militar, e ele (Dino) fez várias demandas ao governador do Distrito Federal e tem provas, documentos, ofícios do ministro Flávio Dino demandando o governador, a PMDF e a Secretaria de Segurança Pública para agir e não houvesse exatamente o que aconteceu”, afirmou Feghalli.

Tentativa sem chances de prosperar

O deputado Rubens Pereira Júnior (PT-MA) também destacou o quão ridícula é a tentativa dos bolsonaristas de culparem quem, na verdade, foi vítima da tentativa de golpe.

“Na lógica deles, o simples fato de um assessor de quarto escalão ter recebido um alerta da Abin é suficiente para se fazer uma condenação. Então, quero dizer para o presidente Arthur Lira (da Câmara) e para o presidente Rodrigo Pacheco (do Senado) terem cuidado, porque daqui a pouco vão colocar aqui que eles foram omissos, porque afinal de contas o prédio deles foi invadido e eles receberam o alerta”, argumentou Pereira Júnior.

 

Pelo Twitter, a presidenta nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PT), destacou que a tentativa da oposição está fadada ao fracasso. 

“Bolsonaristas da CPMI do Golpe querendo jogar a culpa em Lula e no ministro Flávio Dino pelo 8 de janeiro é uma tentativa malfadada. A gente sabe que a fama dessa turma é distorcer a verdade mesmo que não faça o menor sentido. Querer dizer que o governo deixou invadir faz parte da estratégia para safar os golpistas, mas não vai prosperar”, escreveu Gleisi.

 

Da Redação

Blog do Mamede

Recent Posts

STF determina nova eleição para Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do RN para biênio 2025/2026

STF determina nova eleição para Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do RN para biênio 2025/2026…

1 dia ago

Com maior divulgação, Disque 100 registra aumento de denúncias de racismo e injúria racial

Com maior divulgação, Disque 100 registra aumento de denúncias de racismo e injúria racial Esvaziado…

1 dia ago

Frente a frente com Moraes, Mauro Cid faz novas revelações e se salva da prisão

Frente a frente com Moraes, Mauro Cid faz novas revelações e se salva da prisão…

1 dia ago

Imprensa internacional repercute índole golpista e homicida de Bolsonaro

Imprensa internacional repercute índole golpista e homicida de Bolsonaro Indiciamento do criminoso e de outros…

1 dia ago

Tentativa de envenenamento “não deu certo e estou aqui”, diz Lula

Tentativa de envenenamento “não deu certo e estou aqui”, diz Lula   Ao lançar programa…

1 dia ago