Categories: Sem categoria

Alvo da PF, senador Marcos do Val pode ser retirado da CPMI do Golpe

Spread the love

Alvo da PF, senador Marcos do Val pode ser retirado da CPMI do Golpe

 

Integrante do colegiado, o deputado Rogério Correia (PT-MG) disse que vai ingressar com uma questão de ordem para afastá-lo da comissão

 

Deputados e senadores da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que investiga os atos golpistas do 8/1, a CPMI do Golpe, avaliam que não há mais condições para que o senador Marcos do Val (Podemos-ES) continue como membro do colegiado.

O senador bolsonaristas foi alvo, nesta quinta-feira (13), da Polícia Federal (PF) que realizou mandados de busca e apreensão em endereços de Brasília (DF) e Vitória (ES).

O parlamentar é acusado de obstruir as investigações sobre os atos golpistas de 8 de janeiro, quando os bolsonaritas invadiram e depredaram os prédios da Praça dos Três Poderes.

Integrante da CPMI, o deputado Rogério Correia (PT-MG) disse que vai ingressar com uma questão de ordem para afastar do Val e o deputado André Fernandes (PL-CE), ambos investigados de participarem dos atos golpistas.

Leia mais: CPMI do Golpe terá acesso a informações sigilosas dos processos do STF

“Como ele pode estar numa CPMI que vai investigar quem são os responsáveis por isso. É como raposa tomando conta do galinheiro, ele está lá na cena da investigação, não tem cabimento”, disse Correia.

O senador Otto Alencar (PSD-BA) disse que ele nem deveria estar na CPMI. “Por falta de ética, por faltar com a verdade, por participar do apoio à tentativa de golpe, por ter me gravado na CPI da COVID sem autorização, Marcos do Val já deveria estar sendo julgado no Conselho de Ética do Senado Federal, até porque a psiquiatria não deu jeito”, disse.

“Já não podia antes, agora mesmo é que não tem a menor condição de Marcos do Val continuar na CPMI do Golpe. Tem que ser tirado de lá, já!”, reagiu a deputada Gleisi Hoffmann (PR), presidente nacional do PT.

Crimes

Marcos do Val pode responder pelos crimes de divulgação de documento confidencial; associação criminosa; abolição violenta do Estado Democrático de Direito; golpe de Estado; e organização criminosa.

Nesta segunda-feira (12), por exemplo, ele divulgou documento sigilosos da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) que pioraram sua situação.

“Vocês irão ver a prevaricação dos ministros Flávio Dino, Gonçalves Dias, Alexandre de Moraes e do presidente Lula! Agora vocês irão entender o medo que o governo do Lula estava e porque eles estavam tentando de tudo para para não ter a CPMI”, escreveu no Twitter.

A operação foi determinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moras, que negou um pedido da PF para prisão do parlamentar, julgando não haver elementos.

Nesta sexta-feira (16), os agentes começaram a trabalhar nos computadores, celulares e documentos apreendidos no gabinete e nos endereços residenciais de Marcos do Val.

O senador é investigado por uma série de episódios controversos. Em entrevista à revista Veja, ele disse que Bolsonaro lhe coagiu a dar um golpe.

O plano, que teria saído de uma reunião com o ex-presidente e o ex-deputado federal Daniel Silveira, consistia em gravar conversar com o ministro Alexandre de Moraes, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O Objetivo era obter algo que pudesse incriminar o ministro e anular as eleições.

Em depoimento à PF, o senador mudou a versão. Disse que a ideia de gravar o ministro partiu de Daniel Silveira e que Bolsonaro não se opôs ao plano. Ele não lembrava o local do encontro, ora teria sido no Palácio do Jaburu, ora no Palácio da Alvorada ou no Palácio do Planalto.

Outras versões foram apresentadas, inclusive a que ele teria usado a imprensa para mandar mensagens ao ministro do STF.

Assim, há suspeita de que o senador venha dando múltiplas versões para dificultar as investigações.

Após a busca e apreensão, ele negou que tenha dado múltiplas versões: “O que é verdade e importa aqui é que no depoimento da PF, que foi o depoimento oficial, lá está a verdade plena e absoluta. Então, não foram dadas outras versões”.

AUTOR
Blog do Mamede

Recent Posts

Padre Júlio Lancellotti reage e processa Marçal por difamação

Padre Júlio Lancellotti reage e processa Marçal por difamação   Candidato a prefeito de São…

17 horas ago

Comitê recomenda ao Governo retorno do horário de verão

Comitê recomenda ao Governo retorno do horário de verão   Além de ampliar o período…

17 horas ago

Economistas criticam aumento dos juros: “afronta ao governo e à economia”

Economistas criticam aumento dos juros: “afronta ao governo e à economia”   O aumento para…

17 horas ago

Grandes e médias empresas ainda pagam salários 50% menores às mulheres negras

Grandes e médias empresas ainda pagam salários 50% menores às mulheres negras   Relatório do…

17 horas ago

Dandara quer Uberlândia com desenvolvimento e inclusão social

Dandara quer Uberlândia com desenvolvimento e inclusão social Deputada federal disputa para ser a 1ª…

2 dias ago

Intelectuais apoiam suspensão do X e criticam ataque à soberania digital brasileira

Intelectuais apoiam suspensão do X e criticam ataque à soberania digital brasileira   Os economistas…

2 dias ago