Categories: Sem categoria

Provas em celular de Mauro Cid fecham cerco a Bolsonaro, diz Correia

Spread the love

Provas em celular de Mauro Cid fecham cerco a Bolsonaro, diz Correia

Para o deputado federal Rogério Correia, investigações da CPMI do Golpe ganham força com a revelação de que ex-ajudante de ordens de Bolsonaro tinha minuta de GLO e planos de golpe de Estado no celular

Rogério Correia: CPMI dará “instrumentos para abrir um procedimento de inelegibilidade e até de prisão de Bolsonaro”

Membro da CPMI do Golpe, o deputado federal Rogério Correia (PT-MG) disse que a minuta de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) e os estudos que buscavam justificar um golpe de Estado encontrados no celular do coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, são a “prova cabal” de que o ex-presidente planejou um atentado à democracia.

“No celular do Mauro Cid foi encontrada agora toda uma arquitetura golpista. Isso fecha o cerco de que havia o planejamento do golpe”, afirmou Correia em entrevista ao Jornal PT Brasil, nesta quarta-feira (7) (assista trecho abaixo e a íntegra no fim da matéria).

Segundo o deputado, para concluir que um golpe foi realmente tramado, e que esse plano levou ao ataque às sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro, basta ligar as várias evidências que já apareceram (veja aqui vídeo que recupera a Linha do Tempo golpista). 

Ele lembrou, por exemplo, a minuta golpista encontrada na casa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres e das conversas que Cid manteve com Ailton Barros e o coronel Élcio Franco.

“Tem a minuta do golpe que foi encontrada na casa dele (Anderson Torres), que já dizia que eles fariam intervenção no STF e falava na prisão do Alexandre de Moraes. Iriam decretar que as eleições foram fraudadas e dar a vitória da Bolsonaro. Isso foi articulado no WhatsApp, nos telefones deles”, citou.

Correia acrescentou que Bolsonaro, claramente sabia dos planos. “Dizer que não sabia disso não é verdade. Estava na cozinha dele, digamos assim. São elementos chave para se demonstrar o golpe”, argumentou. 

E prosseguiu: “Se fizermos toda a ligação, (vemos que) Bolsonaro perde as eleições, se resguarda e vai arquitetar o golpe. Ele dá sinais de que o golpe estava em andamento e pede ao (candidato a vice) Braga Netto dizer no cercadinho que esperassem, porque tinha coisas novas para acontecer. Ele dá a senha: ‘Esperem, tem coisas novas, não se desmobilizem, continuem se mobilizando’, ou seja, ‘estamos preparando o golpe, fiquem aí que vocês vão ser úteis na hora necessária’. O 8 de janeiro foi o resultado de toda essa trama”.

CPMI deve chegar a Bolsonaro

Para o parlamentar, a CPMI do Golpe vai ajudar a comprovar tudo isso que já está evidente. Segundo ele, a aprovação do plano de trabalho na sessão de terça-feira (6), prevendo a investigação de todos os eventos golpistas que antecederam o 8 de janeiro foi uma vitória importante.

“Nos dará condição de fazer investigação de tudo o que aconteceu. Vamos aprovar um relatório em que o ex-presidente Jair Bolsonaro será indiciado. Este relatório seguirá para o STF, onde o ministro Alexandre de Moraes terá ainda mais instrumentos para abrir um procedimento de inelegibilidade e até de prisão do Bolsonaro”, previu.

Ainda de acordo com o deputado, o que aconteceu na Praça dos Três Poderes foi o ato final de um processo maior. “É muito importante saber o que aconteceu naquele dia e também quem foram os financiadores dos que estavam na porta dos quartéis, como apareceu a minuta de golpe e todo o processo golpista, do qual o ex-presidente Jair Bolsonaro foi o mandante, o autor intelectual”, apontou.

Primeiros requerimentos

Correia explicou que, na próxima terça-feira (13), a CPMI aprovará os primeiros requerimentos de depoimentos e que, certamente, Mauro Cid, Ailton Barros e Élcio Franco serão ouvidos. “Esses três vão demonstrar como é que se planejava o golpe na antessala do Bolsonaro”, observou.

Da Redação

Blog do Mamede

Recent Posts

STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público

STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…

21 horas ago

Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes

Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…

22 horas ago

20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade

20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…

22 horas ago

Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório

Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório   Ouvidoria das Polícias estadual…

22 horas ago

Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid

Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid   PF…

22 horas ago

Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial

Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial   É preciso desenvolvimento com valorização…

22 horas ago