Categories: Sem categoria

Deputado bolsonarista que propôs a CPMI do Golpe incitou atos golpistas

Spread the love

Deputado bolsonarista que propôs a CPMI do Golpe incitou atos golpistas

 

Segundo a PF, na antevéspera das manifestações, o parlamentar publicou que ocorreria o “primeiro ato contra o governo Lula”

 

O bolsonaristas André Fernandes (Foto: Vinicius Loures / Câmara dos Deputados)

A Polícia Federal (PF) concluiu que o deputado bolsonarista André Fernandes (PL-CE), autor do pedido de instalação da CPMI do Golpe, incitou os atos golpistas do dia 8 de janeiro que resultaram na depredação dos prédios do Congresso, Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal.

“Depreende-se que ele coadunou com a depredação do patrimônio público praticada pela turba que se encontrava na Praça dos Três Poderes e conferiu ainda mais publicidade a ela (tendo em vista o alcance das suas redes sociais) restando, portanto, demonstrada sua real intenção com aquela primeira postagem, que era a de incitar a prática delituosa acima citada”, dizem os investigadores.

De acordo com a PF, o deputado bolsonarista publicou nas redes sociais “a imagem da porta de um armário vandalizado, naquele mesmo dia, do Supremo Tribunal Federal, contendo a inscrição do nome do ministro Alexandre de Moraes, na qual inseriu a seguinte legenda: ‘Quem rir, vai preso’”.

Leia mais: CPMI vai focar nos mandantes e financiadores dos atos golpistas do 8/1

Na antevéspera dos atos golpistas, o parlamentar publicou que ocorreria o “primeiro ato contra o governo Lula”. “Estaremos lá!”, avisou o bolsonarista.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu abertura de inquérito por considerar que o parlamentar cometeu crime. Houve, segundo a PGR, prática de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

“Não há como um investigado investigar o crime que cometeu. O deputado tem de sair da CPMI do Golpe pelo seu envolvimento nos atos golpistas. Mais uma vez fica comprovada a narrativa mentirosa dos bolsonaristas, segundo a qual o governo Lula facilitou as ações dos golpistas para incriminar o governo anterior”, considerou o deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA).

“Os gritos dos bolsonaristas ontem tem motivo: acharam que iam ter um espaço pra espalhar mentiras e tentar se inocentar. Mas se depararam com quem quer investigá-los”, disse a deputada Erika Hilton (PSOL-SP), integrante da CPMI.

“Me chama a atenção que aqueles que estão sentados nos bancos dos réus possam bradar aqui como senhores da verdade. Essa CPI chamará aqui, para prestar esclarecimento, os mentores, os financiadores e todos aqueles que estiveram envolvidos, inclusive aqueles que estão sentados como membros nesta comissão”, disse a deputada Érika Kokay (PT-DF).

De acordo com o senador Humberto Costa (PT-PE), os bolsonaristas tentaram construir uma narrativa e desvirtuar os fatos. “Mas a verdade sempre acaba aparecendo: PF concluiu que o autor do pedido da CPMI do Golpe, deputado André Fernandes, incitou os próprios atos golpistas de 8 de janeiro”, afirmou.

AUTOR
Blog do Mamede

Recent Posts

Morrinho do São João, Cartão Postal de Catalão Já Foi Abandonado

Gente boa do Blog, o Morrinho do São João, cartão postal de Catalão, que foi…

14 horas ago

Anota Aí: Será Dia 30 de Abril No Lafé Park Em Catalão – Goiás

Gente boa do Blog, está chegando a hora, será no dia 30 de abril às…

14 horas ago

STF autoriza prisão domiciliar do deputado Chiquinho Brazão, réu no caso Marielle

STF autoriza prisão domiciliar do deputado Chiquinho Brazão, réu no caso Marielle Ministro Alexandre de…

14 horas ago

Governo Lula atualiza Lista Suja de trabalho escravo e expõe 155 novos nomes

Governo Lula atualiza Lista Suja de trabalho escravo e expõe 155 novos nomes Com foco…

14 horas ago

Fatoflix enfrenta “guerra cultural” promovida pela extrema direita

Fatoflix enfrenta “guerra cultural” promovida pela extrema direita “Em tempos de intensa polarização e disseminação…

14 horas ago