Categories: Sem categoria

FUP comemora fim do pesadelo do PPI e “abrasileiramento” dos combustíveis

Spread the love

FUP comemora fim do pesadelo do PPI e “abrasileiramento” dos combustíveis

Deyvid Bacelar diz que luta vinha desde 2016, quando Temer adotou Preços de Paridade de Importação com o dólar, e celebra diálogo com caminhoneiros

O coordenador-geral da FUP, Deyvid Bacelar, em entrevista ao Jornal PT Brasil

O coordenador-geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid Bacelar, comemorou, em entrevista ao Jornal PT Brasil, desta sexta-feira (19), o “fim do pesadelo” que foi a implementação, desde outubro de 2016, por Michel Temer, da política de preço dos combustíveis atrelada à variação do dólar, conhecida como Preços de Paridade de Importação (PPI).

O sindicalista disse que essa era uma luta antiga, de pelo menos sete anos, e que agora chega ao fim com o cumprimento da promessa de campanha de Luiz Inácio Lula da Silva de abrasileirar os preços dos combustíveis.

rompimento com a política do PPI ocorre quatro meses após Lula assumir a presidência da República e marca o cumprimento da sua promessa de campanha de “abrasileirar” os preços dos combustíveis caso fosse eleito.

“Realmente, não fazia sentido algum nós termos o PPI. O país é autossuficiente em petróleo, tem um grande parque de refino que consegue atender a quase 85% da demanda interna do mercado, que é o sexto maior mercado consumidor de combustíveis do mundo”, afirmou Bacelar.

O dirigente argumenta que grandes nações com as mesmas características do Brasil não adotaram esse modelo de paridade, que penalizada o consumidor em detrimento dos lucros de investidores, principalmente, externos.

“No antigo modelo, o brasileiro comprava gasolina, diesel e gás de cozinha como se houvessem sido produzidos na Europa, e não no Brasil”, afirmou Bacelar.

 

Na terça-feira (16), o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, anunciou a nova estratégia comercial para definição de preços do diesel, gasolina e gás de cozinha, comercializados pela Petrobras. Essa política terá como parâmetro central os custos internos de produção e refino do petróleo.

Ao lado do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, Prates anunciou também a redução de 40 centavos no preço do litro da gasolina, de 44 centavos no do diesel e, finalmente, o botijão de gás de 13 kg abaixo dos cem reais. “Temos a certeza de que esses preços irão baixar ainda mais porque agora não teremos o custo de importação aplicado em um produto fabricado no Brasil e, principalmente, pela Petrobras”, comentou Bacelar.

 

O sindicalista falou que essa era uma luta antiga, de pelo menos sete anos, encampada pela categoria ainda durante a campanha eleitoral e montagem do programa de governo de Lula. “Ajudamos os caminhoneiros a se apropriarem desse tema, entendendo o que era o PPI e isso ajudou a difundir essa informação nacionalmente. A sociedade brasileira não aguentava mais pagar pelos preços altos que tinham os combustíveis. Isso acabava impactando na inflação, trazia a carestia para o Brasil e a comida ficava mais cara, tudo ficava mais caro para o povo brasileiro.”

Reunião com caminhoneiros

Um dia depois do anúncio da nova política de preços da Petrobras, representantes da FUP e lideranças de caminhoneiros autônomos reuniram-se, na quarta-feira (17), no Rio de Janeiro, com o presidente da Petrobras para discutirem o impacto dessa nova política no preço do diesel. “Reunimos lideranças de vários estados que participaram da greve dos caminhoneiros de 2018. Com o PPI, os caminhoneiros não tinham nenhum tipo de previsibilidade com relação ao preço do diesel e, óbvio, que isso impactava no lucro e na definição do valor do frete.”

Bacelar comenta também que ficou acertado com o presidente Prates que a Petrobras deverá retomar o diálogo com cooperativas de caminhoneiros, extintas sob o governo Bolsonaro em favor de “magnatas do agronegócio”. Mais, foi formado grupo WhatsApp com lideranças de caminhoneiros para aproximar o diálogo com a categoria, usada por Bolsonaro no passado.

Da Redação

Blog do Mamede

Recent Posts

Lançamento de Livro: Será Dia 30 de Abril No Lafé Park (Parque Calixto Abrão)

Gente boa do Blog, está marcado, será no dia 30 de abril, às 19:00 horas…

14 horas ago

HÁ 260 VAGAS DISPONÍVEIS, OFERECIDAS PELA SECRETARIA DE TRABALHO E RENDA – SINE

HÁ 260 VAGAS DISPONÍVEIS, OFERECIDAS PELA SECRETARIA DE TRABALHO E RENDA – SINE 1. Açougueiro…

14 horas ago

Improbidade: ex-prefeito e ex-secretária de Santa Rita do Novo Destino são condenados por concessão ilegal de gratificações em ação do MPGO

Improbidade: ex-prefeito e ex-secretária de Santa Rita do Novo Destino são condenados por concessão ilegal…

14 horas ago

Em ação movida pelo MPGO, ex-vereador de Formosa é condenado por improbidade, ao acumular cargos incompatíveis durante mandato

Em ação movida pelo MPGO, ex-vereador de Formosa é condenado por improbidade, ao acumular cargos…

14 horas ago

Quais as reais causas da queda da aprovação de Lula nas pesquisas?

Quais as reais causas da queda da aprovação de Lula nas pesquisas?   Causas vão…

14 horas ago

Maioria quer Bolsonaro preso, mas teme impunidade; 56% rejeitam anistia

Maioria quer Bolsonaro preso, mas teme impunidade; 56% rejeitam anistia   Datafolha mostra que brasileiros…

14 horas ago