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ANP fiscalizará postos de combustíveis para garantir queda nos preços

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ANP fiscalizará postos de combustíveis para garantir queda nos preços

 

Ministro de Minas e Energia revelou que trata com a Agência Nacional de Petróleo (ANP) para que a redução de R$ 0,40 na gasolina e R$ 0,44 no diesel chegue aos consumidores

 

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Petrobras anunciou a redução do preço do diesel e da gasolina na terça-feira (16), logo após indicar o abandono da “Preço de Paridade de Internacional” (PPI), adotado pelo governo Michel Temer (MDB) em 2016. Com isso, a venda para as distribuidoras caiu em R$ 0,44 por litro no preço médio do diesel e de R$ 0,40 por litro no preço médio da gasolina.

Para garantir que essa redução seja repassada efetivamente aos consumidores, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que a Agência Nacional de Petróleo (ANP) fará fiscalizações em postos de combustíveis.

Com a redução o preço repassado para as distribuidoras fica em R$ 3,02 no diesel e R$ 2,78 na gasolina.

Leia também: Diesel, gasolina e gás de cozinha ficam mais baratos, diz Petrobras

“Teremos a mão firme do governo para que o preço chegue na bomba. O brasileiro tem que ser beneficiado por esse esforço do governo do presidente Lula de impulsionar e criar uma política nacional de preços dos combustíveis justa com o povo brasileiro”, disse Silveira ao programa A Voz do Brasil, da Empresa Brasil de Comunicação.

Segundo o ministro, as tratativas com a ANP para que a fiscalização seja efetivada já acontecem. Os que tentarem burlar a queda nos preços “serão punidos com rigor da lei”, completou.

Sobre o fim do PPI, que acompanhava a variação do preço internacional e não condizia com a realidade de diversas regiões do país, Silveira se mostrou favorável e colocou que agora a Petrobras conseguirá cumprir sua função social e ter mais competitividade.

Leia também: Nova política da Petrobras reduz preços para população e valoriza estatal 

“Não fazia nenhum sentido e amarrava a maior petroleira do Brasil em um preço de referência que, muitas vezes, impedia a Petrobras de ser competitiva, inclusive dentro do Brasil. Ela tem que, além de ser uma empresa estável, ter lucro natural para se tornar cada vez mais moderna, competitiva e perene, tem que cumprir seu papel social”, falou.

*Informações Agência Brasil. Edição Vermelho Murilo da Silva.

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