Categories: Sem categoria

Criada para criminalizar movimentos populares, CPI do MST é instalada

Spread the love

Criada para criminalizar movimentos populares, CPI do MST é instalada

Relator da comissão é Ricardo Salles (PL-SP), ex-ministro de Bolsonaro investigado por suspeita de contrabando de madeiras

Alex Garcia

CPI: com a justificativa de apurar alegadas irregularidades na luta pela reforma agrária, a comissão confirmou ser uma farsa montada para perseguir os movimentos populares

Proposta pela bancada ruralista e por representantes da extrema-direita, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) criada para investigar o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) realizou, nesta quarta-feira (17), a reunião de instalação, na Câmara dos Deputados. Com a justificativa de apurar alegadas irregularidades na luta pela reforma agrária, a comissão, logo no início dos trabalhos, confirmou ser uma farsa montada para perseguir os movimentos populares e desgastar o governo Lula, em favor dos interesses do agronegócio.

Durante a sessão, o deputado Tenente Coronel Zucco (Republicanos-RS) foi eleito o presidente da CPI. O ex-ministro do Meio Ambiente do governo Jair Bolsonaro (PL) Ricardo Salles (PL-SP) é o relator. A vice-presidência da comissão ficou com Kim Kataguiri (União-SP), a 2ª vice-presidência com Delegado Fábio Costa (PP-AL) e a 3ª vice-presidência com Evair de Melo (PP-ES).

Os discursos dos empossados foram marcados por ataques ao governo Lula, pela defesa do lobby do agronegócio e pela criminalização da atuação do MST, principalmente a ocupação de latifúndios improdutivos, que não têm qualquer função social.

O perfil desses parlamentares deixa claros seus verdadeiros interesses. O Tenente Coronel Zucco, por exemplo, foi apontado pela Polícia Civil e pela Brigada Militar (BM) do Rio Grande do Sul como um dos organizadores de atos antidemocráticos de bolsonaristas contra o resultado das eleições de 2022. Ele foi acusado de estar por trás de uma série de ações golpistas iniciadas após a vitória presidencial de Lula, em 30 de outubro, como bloqueios de estradas e ruas e acampamentos no entorno de quartéis. Essa mobilização ao redor das unidades militares arregimentou os bolsonaristas que participaram da tentativa de golpe de Estado de 8 de janeiro.

Em novembro, o nome do Tenente Coronel Zucco, junto com os de outros golpistas, foi enviado ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), responsável pelas investigações sobre atos antidemocráticos.

Já o relator da CPI, Ricardo Salles, era um dos principais lobistas do agronegócio no governo Bolsonaro. Foi dele a célebre frase, dita em uma reunião ministerial, de que era hora de “passar a boiada”, quando propôs a flexibilização das normas ambientais.

Salles é investigado pela Polícia Federal (PF) por suspeita de integrar uma organização criminosa responsável por traficar madeiras nobres do Brasil para a Europa e Estados Unidos. Ele também é suspeito de usar o cargo de ministro para dificultar investigações contra madereiros que desmatavam a Amazônia. Em maio de 2021, o bolsonarista foi alvo de uma operação de busca e apreensão, ordenada pelo ministro Alexandre de Moraes, por indícios de ocultação de provas.

Além de atacar os movimentos populares e desgastar o governo Lula, Salles pretende utilizar a CPI para se projetar politicamente, interessado em concorrer à Prefeitura de São Paulo.

Durante a reunão de instalação, o deputado Marcon (PT-RS), um assentado do MST, questionou o presidente da comissão sobre a escolha do ex-ministro de Bolsonaro para atuar como relator. “Aqui é um palanque eleitoral para quem saiu do governo”, disse Marcon. “Quando o senhor apresenta o homem da boiada para ser relator, mostra que essa CPI é só política. O cara [Salles] está sendo investigado e é relator de uma CPI que investiga. Já está desmoralizado”, acrescentou.

PT indica nomes

O líder do PT na Câmara dos Deputados, Zeca Dirceu (PR), indicou nesta quarta-feira (17), os nomes dos oito parlamentares que vão a integrar a CPI do MST: Camila Jara (MS), Gleisi Hoffmann (PR), Dionísio Marcon (RS), João Daniel (SE), Nilto Tatto (SP), Padre João (MG), Paulão dos Santos (AL) e Valmir Assunção (BA). “Não é a primeira CPI contra o MST que, de forma equivocada, cruel e injusta, tenta manchar o movimento que tem uma história de organização, da luta pela reforma agrária e  pelo direito à terra”, disse Zeca Dirceu, ao confirmar os nomes do partido na comissão.

Ele acrescentou que “o MST é um movimento que tem uma história já bastante consolidada na produção de alimentos, por meio das agroindústrias,  cooperativas e outros meios de produção no campo. É o alimento que chega na nossa mesa de manhã, à tarde e à noite. Até porque, a população não come soja no café da manhã, não come milho no almoço. É o alimento, muitas vezes produzido em um assentamento”.

Zeca Dirceu reiterou que o alimento que chega à mesa dos brasileiro, muitas vezes, é produzido pela agricultura familiar e pelos pequenos agricultores dos assentamentos que foram organizados pelo MST. “A população sabe o quanto fizeram falta as políticas públicas corretas nos últimos anos. O que impactou, inclusive, na inflação do preço dos alimentos”, disse.

História de lutas

O líder do PT disse ainda que, “não por acaso que, entre outros fatores, o Brasil voltou para o mapa da fome. O nosso trabalho, o trabalho dos parlamentares comprometidos com o país, é mostrar a verdade nesta CPI, mostrar a organização, qualidade e a história do MST e de outros movimentos que possam sofrer qualquer tipo de perseguição”.

O deputado também disse que nem o PT, o governo ou o próprio MST questiona o direito à propriedade e a importância do agronegócio na produção de bens de consumo exportados para o mundo inteiro, o que gera riquezas e empregos e traz o equilíbrio necessário à balança comercial do país.

No entanto, lembrou o líder do PT, o MST teve um trabalho memorável durante a pandemia do coronavírus. “O MST, durante dois anos, distribui toneladas e toneladas de alimentos para quem estava desempregado, para quem estava impedido de sair de casa, para quem estava passando fome. Poucos segmentos fizeram isso tão bem e de forma qualificada como o MST”, enfatizou.

Sensatez

As deputadas e os deputados indicados pelo PT para integrar a comissão, segundo Zeca Dirceu, são nomes qualificados, experientes, que conhecem a realidade do país, da agricultura, da reforma agrária e até mesmo do agronegócio. “É dessa maneira equilibrada, sensata, com respeito, com diálogo que a gente vai para essa tarefa”, afirmou. “Obviamente jamais descuidando do que é importante e prioritário. O presidente Lula já deixou claro que o prioritário é gerar emprego, é fazer o Brasil voltar a crescer, se desenvolver, é acabar com a fome, é equilibrar a economia do país, manter a inflação controlada e reduzir os juros”, pontuou.

Segundo líder do PT, nenhuma CPI, nem essa do MST, nem as outras que estão sendo instaladas vão tirar o foco daquilo que toca na vida das pessoas. “Obviamente uma CPI como esta  faz parte do processo democrático e é assim que a gente vai enfrentar esta comissão com um time altamente qualificado”.

Da Redação

Blog do Mamede

Recent Posts

STF determina nova eleição para Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do RN para biênio 2025/2026

STF determina nova eleição para Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do RN para biênio 2025/2026…

35 minutos ago

Com maior divulgação, Disque 100 registra aumento de denúncias de racismo e injúria racial

Com maior divulgação, Disque 100 registra aumento de denúncias de racismo e injúria racial Esvaziado…

36 minutos ago

Frente a frente com Moraes, Mauro Cid faz novas revelações e se salva da prisão

Frente a frente com Moraes, Mauro Cid faz novas revelações e se salva da prisão…

37 minutos ago

Imprensa internacional repercute índole golpista e homicida de Bolsonaro

Imprensa internacional repercute índole golpista e homicida de Bolsonaro Indiciamento do criminoso e de outros…

40 minutos ago

Tentativa de envenenamento “não deu certo e estou aqui”, diz Lula

Tentativa de envenenamento “não deu certo e estou aqui”, diz Lula   Ao lançar programa…

42 minutos ago

Centrais sindicais cobram punição exemplar a Bolsonaro e demais golpistas

Centrais sindicais cobram punição exemplar a Bolsonaro e demais golpistas   Entidades assistiram “com espanto…

44 minutos ago