Categories: Sem categoria

Extrema-direita suspende Cimeira Mundial após cerco a Bolsonaro e Trump

Spread the love

Extrema-direita suspende Cimeira Mundial após cerco a Bolsonaro e Trump

 

Encontro internacional estava marcado para os dias 13 e 14 de maio, em Portugal

 

Acabaram os planos da extrema-direita de realizar um encontro internacional com a presença de líderes como os ex-presidentes Jair Bolsonaro (Brasil) e Donald Trump (EUA). Nesta quinta-feira (4), o partido ultraconservador português Chega anunciou o adiamento por tempo indeterminado da Cimeira Mundial da Direita, marcada para os dias 13 e 14 de maio, no Centro de Congressos de Lisboa.

“Fruto de acontecimentos que todos acompanhamos e que todos puderam ver, sobretudo nos últimos dias, o Chega terá de suspender e reagendar para data posterior a Cimeira Mundial das Direitas que estava prevista”, disse, em vídeo gravado, o líder da legenda portuguesa, André Ventura. Segundo ele, nomes como Trump e Bolsonaro têm sido alvo de “perseguição” e “manobras”.

Com relação ao ex-presidente brasileiro, Ventura mentiu ao dizer que houve “apreensão e retenção do seu passaporte, impedindo-o de viajar a poucos dias da cimeira ocorrer”. O organizador do evento da extrema-direita ousou dizer ainda que a operação da Polícia Federal contra Bolsonaro foi um “ataque cirúrgico” para coincidir com a data da viagem – o que não faz sentido nenhum.

“Nossa indignação é grande”, encenou Ventura, denunciando um suposto “espírito de agressividade, de condicionamento e de ameaça que em certos países reina e que querem fazer contra a direita mundial”. O vídeo conclui com a promessa de remarcação do evento: “Talvez tenham conseguido para já obrigar-nos a suspender essa cimeira – mas vamos voltar a organizá-la com mais força e firmeza”.

Não existe “perseguição” nem “espírito de agressividade”, mas, sim, acerto de contas com a Justiça. Os líderes citados por Ventura são alvos de cercos judiciais não só fundamentados – mas potencialmente devastadores para suas respectivas carreiras políticas.

Trump está sob um julgamento civil em Nova York, nos Estados Unidos, porque é acusado pela escritora E. Jean Carroll, ex-colunista da revista Elle, de estupro e difamação. O crime ocorreu no camarim de uma loja de departamentos Bergdorf Goodman na década de 1990.

O magnata havia pedido ajuda a Carroll para comprar uma lingerie de presente. A história veio à tona em 2019, quando Trump cumpria seu terceiro ano à frente da Casa Branca. O julgamento começou há uma semana e, segundo sua defesa, Trump não irá depor pessoalmente, nem convocará testemunhas.

Bolsonaro, por sua vez, sofre com a Operação Venice, que incluiu a execução de um mandado de busca e apreensão em sua casa. Quando Bolsonaro ainda estava no Planalto, seus aliados fraudaram sua carteira de vacinação contra a Covid-19. Além do ex-presidente, houve inserção de dados falsos também nos certificados de sua filha de 12 anos e de assessores.

AUTOR
Blog do Mamede

Recent Posts

STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público

STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…

20 horas ago

Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes

Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…

21 horas ago

20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade

20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…

21 horas ago

Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório

Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório   Ouvidoria das Polícias estadual…

21 horas ago

Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid

Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid   PF…

21 horas ago

Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial

Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial   É preciso desenvolvimento com valorização…

21 horas ago