Categories: Sem categoria

PF ouve militares do GSI que aparecem em gravações durante atos golpistas

Spread the love

PF ouve militares do GSI que aparecem em gravações durante atos golpistas

 

Por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), o GSI listou servidores que estavam no palácio durante ataques; investigação irá apontar se houve aliança com extremistas

 

Sede da Polícia Federal em Brasília | Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Polícia Federal (PF) toma neste domingo (23) o depoimento de militares do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) identificados em imagens gravadas dentro do Palácio do Planalto em 8 de janeiro. As oitivas estão sendo realizadas na sede da corporação em Brasília.

A PF intimou nove servidores que foram identificados nas gravações pelo ministro interino do GSI, Ricardo Capelli, após o ministro do STF e relator das investigações sobre os atos golpistas, Alexandre de Moraes, determinar que todos fossem ouvidos pela PF no prazo de 48 horas. A participação ou omissão deles nos atos ainda será investigada pela PF.

Pela manhã foram ouvidos o General Carlos Feitosa Rodrigues; Coronel Wanderli Baptista da Silva Junior; Coronel Alexandre Santos de Amorim; Coronel André Garcia Furtado e o Tenente-coronel Alex Marcos Barbosa Santos. Na parte da tarde, a partir das 14 horas, serão ouvidos o Tenente-coronel Marcus Vinicius Bras de Camargo, Major José Eduardo Natale de Paula Pereira, Capitão Adilson Rodrigues da Silva e Sargento Laércio da Costa Júnior.

A medida foi tomada após as gravações de câmeras de segurança do Planalto, divulgadas pela CNN Brasil na quarta-feira (19), mostrarem o ex-ministro do GSI Gonçalves Dias e outros servidores no interior do Palácio do Planalto durante os atos. Dias pediu demissão do cargo após o surgimento das imagens.

Entre os convocados está o capitão José Eduardo Natale de Paula Pereira, flagrado nas imagens das câmeras de segurança dando água para os manifestantes golpistas.

Moraes também determinou a quebra do sigilo das imagens feitas pelas câmeras durante a invasão do Palácio do Planalto para envio à investigação que está em andamento no STF. As imagens estavam em poder do GSI e foram utilizadas como provas iniciais para justificar a abertura de sindicância contra os envolvidos. Na tarde deste domingo, o órgão publicou nota divulgando o arquivo com as imagens.

Gerenciamento de crise

Nesta sexta (21), a PF ouviu o general da reserva Gonçalves Dias. Ele negou ter sido conivente com os golpistas e disse que estava fazendo “gerenciamento de crise”. O ex-ministro afirmou que, sozinho, não teria conseguido prender os extremistas. As informações são do g1.

“Indagado porque, no 3° e 4° pisos, conduziu as pessoas e não efetuou pessoalmente a prisão, respondeu que estava fazendo um gerenciamento de crise e essas pessoas seriam presas pelos agentes de segurança no 2° piso tão logo descessem, pois esse era o protocolo”, registrou a PF durante o depoimento.

__
com informações de agências

AUTOR
Blog do Mamede

Recent Posts

Padre Júlio Lancellotti reage e processa Marçal por difamação

Padre Júlio Lancellotti reage e processa Marçal por difamação   Candidato a prefeito de São…

19 horas ago

Comitê recomenda ao Governo retorno do horário de verão

Comitê recomenda ao Governo retorno do horário de verão   Além de ampliar o período…

19 horas ago

Economistas criticam aumento dos juros: “afronta ao governo e à economia”

Economistas criticam aumento dos juros: “afronta ao governo e à economia”   O aumento para…

19 horas ago

Grandes e médias empresas ainda pagam salários 50% menores às mulheres negras

Grandes e médias empresas ainda pagam salários 50% menores às mulheres negras   Relatório do…

19 horas ago

Dandara quer Uberlândia com desenvolvimento e inclusão social

Dandara quer Uberlândia com desenvolvimento e inclusão social Deputada federal disputa para ser a 1ª…

2 dias ago

Intelectuais apoiam suspensão do X e criticam ataque à soberania digital brasileira

Intelectuais apoiam suspensão do X e criticam ataque à soberania digital brasileira   Os economistas…

2 dias ago