Categories: Sem categoria

Redução da jornada de trabalho é aprovada no Chile

Spread the love

Redução da jornada de trabalho é aprovada no Chile

 

Iniciativa de deputadas comunistas para a redução da jornada de trabalho de 45 para 40 horas foi enviada ao Congresso em 2017; proposta vai para sanção presidencial

 

Foto: Redes Sociais Camila Vallejo

O Congresso do Chile aprovou a redução da jornada de trabalho no país que passará a ser de 40 horas semanais. A medida que reduz a carga de 45 horas teve 127 votos favoráveis, 14 contrários e 3 abstenções na Câmara dos deputados, na terça-feira (11). O projeto de lei apresentado por deputadas comunistas em 2017 já tinha sido aprovado de forma unânime no Senado em março e agora segue para a sanção do presidente Gabriel Boric.

A diminuição da carga horária será feita de forma escalonada após entrar em vigor:

  • 2024 até 44 horas;
  • 2026 até 42 horas;
  • 2028 a meta de 40 horas.

A redução de jornada não implica o corte de salários, terminantemente proibido pela lei. A medida ao ser alcançada em 2028 igualará ao que já é empregado no Equador, sendo o segundo país da América Latina a adotar a recomendação da Organização Internacional do Trabalho (OIT) por 40 horas semanais.

Além disso, a lei traz a possibilidade de uma jornada de quatro dias de trabalho por semana e três dias de descanso – uma ideia moderna que encontra respaldo nas principais tendências sobre a relação do trabalho e produtividade em consonância com qualidade de vida dos funcionários. Com a lei atual os trabalhadores chilenos têm um mínimo de cinco dias úteis.

Também fica limitado a quantidade de horas extras de 5 horas por semana com a nova legislação, atualmente são 12 horas. O projeto ainda traz faixas horárias flexíveis de trabalho com entradas e saídas diferenciadas para pais, mães e tutores de menores de 12 anos.

Veja as regras divulgadas pelo ministério do Trabalho chileno:

Atuação comunista

A Lei aprovada no Congresso para a redução da jornada de trabalho se deve a atuação de deputadas comunistas. Karol Cariola e Camila Vallejo foram as responsáveis por apresentar o projeto em 2017.

Em suas redes sociais, Cariola, que permanece como deputada, disse: “Depois de 6 anos, 1 mês e 3 dias, finalmente foram aprovadas as 40 horas, um desejo tão esperado das trabalhadoras e trabalhadores do Chile. Agradeço o esforço de todos os que fizeram parte da tramitação desta lei que hoje já é uma realidade”.

Para Camila Vallejo, atual ministra da Secretaria Geral do Governo, a aprovação depois de tanto trabalho foi emocionante e demonstra que a política deve atuar em benefício das melhores condições para as pessoas.

“É inevitável se emocionar. A ideia do 40 Horas surgiu há 6 anos, conversando com mulheres trabalhadoras de La Pintana. Seis anos depois, foi aprovada a lei que beneficiará mais de 4 milhões de pessoas e suas famílias. A política não só deve, mas pode estar à altura das tarefas dos cidadãos. Hoje ficou demonstrado que com debate, diálogo e vontade podem ser feitas as transformações que as pessoas necessitam para viver melhor”, colocou a ministra em suas redes.

O presidente chileno também se manifestou em aprovação à medida apoiada por seu governo.

“O mandato do nosso Governo do Chile é caminhar para uma maior justiça e não tenho dúvidas de que melhorias como das 40 horas são essenciais para nos aproximarmos de um novo Chile, mais justo e com uma vida mais plena […] Depois de muitos anos somando apoio e diálogo, hoje podemos finalmente comemorar a aprovação deste projeto que reduz a jornada de trabalho, um projeto pró-família que visa o bem viver de todos.”

É esperado que Boric sancione a medida no dia 1º de maio, Dia Internacional de Luta dos Trabalhadores e Trabalhadoras.

* Com informações da BBC.

Blog do Mamede

Recent Posts

Morrinho do São João, Cartão Postal de Catalão Já Foi Abandonado

Gente boa do Blog, o Morrinho do São João, cartão postal de Catalão, que foi…

9 horas ago

Anota Aí: Será Dia 30 de Abril No Lafé Park Em Catalão – Goiás

Gente boa do Blog, está chegando a hora, será no dia 30 de abril às…

9 horas ago

STF autoriza prisão domiciliar do deputado Chiquinho Brazão, réu no caso Marielle

STF autoriza prisão domiciliar do deputado Chiquinho Brazão, réu no caso Marielle Ministro Alexandre de…

10 horas ago

Governo Lula atualiza Lista Suja de trabalho escravo e expõe 155 novos nomes

Governo Lula atualiza Lista Suja de trabalho escravo e expõe 155 novos nomes Com foco…

10 horas ago

Fatoflix enfrenta “guerra cultural” promovida pela extrema direita

Fatoflix enfrenta “guerra cultural” promovida pela extrema direita “Em tempos de intensa polarização e disseminação…

10 horas ago