Gente boa do blog, o I Encontro do Povo de Axé de Catalão e Região foi um sucesso, quer seja pelo grande número de participantes, pela luta em defesa da liberdade de religião, da expressão de culturas diferentes e do acesso as diversidades.
Organizado pela incentivadora cultural e cantora, Isabela Abrão, que com muita dedicação e trabalho, conseguiu vencer os inúmeros obstáculos apresentados, quer seja pelos preconceitos em relação as religiões de matrizes africanas, pela falta de políticas públicas municipais e estaduais que fomente e garanta essas expressões, pela ausência de verbas e de apoios oficiais, o evento aconteceu e rompeu barreiras.
O palco foi a praça Calixto Abrão, que no último domingo (26) viu chegar gente de várias partes da cidade e de municípios vizinhos, com comida farta, ofertadas aos orixás, com suas vestimentas brancas, coloridas, lindas, de fazer arrepiar mesmo.
O GRITO DE RESISTÊNCIA FOI DADO, O MANIFESTO PELA UNIÃO DE TODOS FOI LANÇADO!
Que seja o I de muitos encontros que virão.
EPAC – Encontro do Povo de Axé de Catalão e Região 26/03/2023
Idealização e Isabela Abrahão.
Realização em parceria com as Casas de Axé, parceiros e colaboradores e populares.
Laroyê Exú, sem Exú não se faz nada. Abencoados por todos os Orixás e Ancestralidade.
E foi assim que na manhã deste último domingo, 26/03 foi realizado no Parque Municipal Calixto Abraão pela primeira vez na história da cidade de Catalão-GO um encontro de comunhão entre as Casas de Axé em Comemoração ao Dia 21 de Março Dia Nacional das Tradições de Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé.
Quebrando tabus, muros de preconceito, intolerância, racismo, violência, ataques que o povo de axé vem sofrendo ao longo das décadas.
Axé Motumbá Kolofé Mukuiu Saravá
A bênção
O povo de axé marcou presença, recebemos mais de 150 pessoas que atenderam ao chamado para um manifesto de resistência e luta, um grito de liberdade em busca de reconhecimento perante as autoridades, e sociedade em geral. Honrando mais uma vez o legado, a memória, a ancestralidade, o culto ao sagrado, às suas raízes e tradições e Famílias de Axé.
Um dia de Comunhão, celebração, religiosisade e Cultura, Louvação, cantigos, momentos ritualísticos, reflexões, resistência e luta perante o direito de ocupar espaços públicos e comungar e professar a vossa fé, crença, religiosidade.
Estiveram presentes Nações do Candomblé, Quimbanda, Umbanda Casas de Axé de Catalão e Região, irmãos de Três Ranchos e outras localidades. Abertura para fala, onde compartilhamos sobre raízes e tradições, trabalhos sociais, a existência de associações e a necessidade de legalização e registro de vossas Casas, não só para constar como registro perante um senso com estatísticas populacionais o que já é uma grande conquista quando se declaram como adeptos de Religiões de Matrizes Africanas num pais ainda com alto nível de preconceito e índice de violência e intolerância. Agradecimentos:
@isabelaabrahao7 @cacauhbento
@vereadorjairhumberto @vereadorcacula
@rodrigoalvescarvelo
@gustavosebba @butiquim_da_juh
@margotmachadofotografias @maysaabraohds @joanaevc_
@mamedeleao
DEP HIST@ufcat_
E a TODO POVO DE AXÉ DE CATALÃO E REGIÃO. Até 2024
Fotos: Margot Machado
STF determina nova eleição para Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do RN para biênio 2025/2026…
Com maior divulgação, Disque 100 registra aumento de denúncias de racismo e injúria racial Esvaziado…
Frente a frente com Moraes, Mauro Cid faz novas revelações e se salva da prisão…
Imprensa internacional repercute índole golpista e homicida de Bolsonaro Indiciamento do criminoso e de outros…
Tentativa de envenenamento “não deu certo e estou aqui”, diz Lula Ao lançar programa…