“ Catalão indignados!
Boa noite a todos, estou aqui para expressar a minha indignação e insatisfação como cidadã, mãe, moradora da zona rural, e chefe de família, para com a secretaria de educação do estado de Goiás- SEDUC, para com a prefeitura municipal de Catalão (especificamente com a secretaria de transporte) e também com a negligência do ministério público de Catalão.
Escrevo em nome de todos os pais que assim como eu, estão indignados com a situação em que estamos sendo tratados, fomos informados pela secretaria de transporte que os nossos filhos não terão o direito de escolher onde vão estudar, pois como é do conhecimento de todos, o aluno de ensino médio que mora na zona rural depende do transporte da prefeitura para poder estudar em Catalão, pois, na roça não temos ensino médio, mas, segundo a secretaria de transporte, os alunos da roça só poderão estudar em um certo colégio X da cidade que foi escolhido pela SEDUC, e só vão transportar no turno matutino, pois, “o estado paga pouco” ,porém, nessa mesma escola X não tem vaga de manhã para os alunos do terceiro ano, e a secretaria de educação do estado – SEDUC disse que não vai abrir turma para “poucos alunos” no período da tarde, e não resolve com a prefeitura sobre o repasse de verba para transportar os alunos para os outros colégios como era feito anteriormente, resumindo, nossos filhos estão no último ano do ensino médio e, até agora sem estudar, o período de prova já é no mês que vem, o Enem é no final do ano, a prefeitura não quer gastar gasolina, o estado não quer abrir turma, procuramos o ministério público e disseram ” não poder fazer nada”! Aí eu pergunto, a culpa é de quem? Será que nós que somos da roça não temos direito? Será que não pagamos impostos ? E a constituição de 88 que garante no artigo quinto o direito a educação, vale em Catalão?
“Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.”