O militar está preso desde terça-feira (7) acusado de ter atrasado a intervenção da PM para debelar os atos fascistas de 8/1
Publicado pelo Portal Vermelho
O ex-comandante de Operações da Polícia Militar (PM) do Distrito Federal Jorge Eduardo Naime disse à Polícia Federal (PF) que o acampamento golpista em frente ao QG do Exército, em Brasília, seria desmobilizado antes da posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas por ordem do comandante do Exército à época, general Júlio César de Arruda, a operação foi desmobilizada.
O militar está preso desde terça-feira (7) acusado de ter atrasado a intervenção da PM para debelar os atos fascistas de 8/1 que resultaram na invasão e depredação dos prédios da Praça dos Três Poderes.
De acordo com ele, houve uma reunião no Palácio do Planalto em dezembro para a PM apresentar o plano de retirada dos golpistas do QG do Exército.
O plano era envolver “mais de 500 policiais, tropa de choque e aeronave” para retirar os golpistas do quartel-general. “Posteriormente chegou a informação que o general Dutra, por ordem do comandante do Exército, havia suspendido a operação”, relatou o militar.
Leia mais: PF prende coronel da PM responsável em coibir ataques golpistas de 8 de janeiro
Ele fez referência ao general Gustavo Henrique Dutra de Menezes, então comandante militar do Planalto, que suspendeu a operação por ordem do comandante Arruda.
“Houve diversas outras reuniões com esse objetivo, mas o Exército frustrou todos os planejamentos e tentativas”, afirmou o coronel em seu depoimento.
O militar negou que foi omisso nas falhas de segurança de 8/1, pois estava afastado durante o planejamento das ações.
Contudo, o interventor federal na segurança pública do DF, Ricardo Cappelli, exonerou o coronel do cargo alegando que ele retardou propositalmente a linha de contenção durante os atos golpistas.
Gente boa do Blog, está marcado, será no dia 30 de abril, às 19:00 horas…
HÁ 260 VAGAS DISPONÍVEIS, OFERECIDAS PELA SECRETARIA DE TRABALHO E RENDA – SINE 1. Açougueiro…
Improbidade: ex-prefeito e ex-secretária de Santa Rita do Novo Destino são condenados por concessão ilegal…
Em ação movida pelo MPGO, ex-vereador de Formosa é condenado por improbidade, ao acumular cargos…
Quais as reais causas da queda da aprovação de Lula nas pesquisas? Causas vão…
Maioria quer Bolsonaro preso, mas teme impunidade; 56% rejeitam anistia Datafolha mostra que brasileiros…