Catalão é a primeira cidade do Centro-Oeste a implantar a coleta soterrada do lixo, um sistema totalmente inovador que proporciona uma captação eficiente e rápida dos materiais descartados e que poderiam ser dispensados nas ruas. A novidade promove limpeza, saúde e sustentabilidade, sem ocupar espaço nas vias públicas.
No dia 10 de maio o prefeito Jardel Sebba e o governador Marconi Perillo, ambos do PSDB, junto do deputado federal Thiago Peixoto, de secretários e vereadores, fizeram a inauguração do equipamento na Praça Marca Tempo.
Nessa primeira fase serão implantados mais 24 jogos compostos de duas lixeiras cada, sendo um para resíduos seletivos (papel, plástico, alumínio) e outro orgânicos (alimentos), ambos com identificação adequada e localizada em pontos estratégicos da cidade como Prefeitura, centro comercial, praças, áreas de laser e outros.
Esse sistema de coleta, chamado de Meclix, já utilizado em alguns países da Europa, é composto por uma cuba estanque de concreto, um contêiner de plástico, uma tampa com acabamento e uma lixeira de aço inox com o fundo falso. Todos esses equipamentos são duráveis e testados de acordo com as mais rigorosas normas.
“Cada contêiner tem capacidade para receber até três mil litros de lixo. Quando o contêiner estiver próximo de atingir a capacidade máxima, um sensor é acionado automaticamente e a equipe de recolhimento receberá um chamado para realizar o esvaziamento do mesmo”, explicou o secretário municipal do Meio Ambiente, Marcelo Mendonça.
Jardel ficou muito feliz com a modernidade com que o lixo é depositado e depois transportado pela empresa de coleta do município. “Essa tecnologia não existe em nenhuma outra cidade do Centro-Oeste e essa eficiência tornará mais fácil que a pessoa venha até aqui e deposite aquilo que não quer mais, tanto sólido quanto orgânico. Na hora de coletar tudo é automatizado, ágil e rápido”, contou o prefeito.
Marconi Perillo felicitou o prefeito pela ideia que chamou de “ousadia e modernidade”, e completou que o sistema se remeterá em mais qualidade de vida para as pessoas em Catalão.
Apenas o funcionário da empresa de limpeza possui a chave para a abertura da base. Ao levantá-la, ele prende o contêiner que está abaixo da superfície na grua do caminhão e o contentor esvazia-se através do sistema universal de volteio, retornando ao espaço subterrâneo. Essa operação dura em média, três minutos.
Por: Gustavo Vieira
STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…
Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…
20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…
Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório Ouvidoria das Polícias estadual…
Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid PF…
Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial É preciso desenvolvimento com valorização…