Categories: Sem categoria

MPGO DENUNCIA POLICIAIS MILITARES DE ANÁPOLIS POR ABUSO DE AUTORIDADE E FALSIDADE IDEOLÓGICA

Spread the love

MPGO DENUNCIA POLICIAIS MILITARES DE ANÁPOLIS POR ABUSO DE AUTORIDADE E FALSIDADE IDEOLÓGICA

Informações falsas foram inseridas no Registro de Atendimento Integrado

O Ministério Público de Goiás (MPGO), por meio do Núcleo de Controle Externo da Atividade Policial (NCAP), ofereceu denúncia à Justiça Militar de Goiás contra os policiais militares Josias Alves da Silva (1º tenente), Victor Lemes Vaz da Costa (2º sargento), Rodrigo Troiani Ruela (soldado) e Elber Geovani Costa (soldado). Eles foram denunciados por abuso de autoridade por terem, no dia 30 de abril do ano passado, invadido a residência de Wagner Carnielo Júnior e Miriam Irani Pereira, no Parque Brasília 2ª etapa, em Anápolis, sem determinação judicial e fora das condições estabelecidas em lei. 

Segundo os promotores Luís Antônio Ribeiro Júnior, Sávio Fraga e Greco e Pedro Henrique Guimarães Costa, que ofereceram a denúncia, o policial Josias Alves da Silva inseriu informações falsas no Registro de Atendimento Integrado (RAI) dando conta de que os denunciados, em atividade pela 31ª Companhia Independente de Polícia Militar do 3º Comando Regional, teriam recebido denúncia anônima sobre tráfico de drogas. Imagens obtidas pelo NCAP mostram o momento em que a viatura com os quatro policiais estaciona na porta da casa das vítimas e eles iniciam tentativas de arrombar o portão. Quando conseguem entrar no local, Miriam Irani desperta e chama o marido para ver o que estava acontecendo. O casal então se depara com os policiais já dentro da casa.

De acordo com o documento, os denunciados determinaram que Wagner se deitasse no chão da sala e realizaram buscas na residência, localizando tabletes de drogas ilícitas. Após apreenderem o material, os policiais ordenaram que Wagner gravasse um vídeo autorizando a entrada deles no imóvel. Na sequência, o levaram para a Central de Flagrantes de Anápolis.

Falsa denúncia de tráfico teria motivado ida dos policiais até a casa invadida

Segundo os promotores, para dar roupagem de legalidade à ação arbitrária, o tenente Josias inseriu informações no RAI afirmando que ele e os companheiros foram até o local porque haviam recebido informações de que um homem estaria comercializando entorpecentes no Parque Brasília 2ª etapa. Assim, em patrulhamento na região, teriam se deparado com Wagner. Ele, além de apresentar características parecidas com as da suposta denúncia, trazia em suas mãos uma sacola plástica com maconha. Na falsa narrativa, Wagner ainda teria dito que aguardava uma terceira pessoa para lhe entregar os entorpecentes e que dentro de sua casa havia mais drogas. Por conta disso, teria dado autorização para eles entrarem.

No entanto, ao ser ouvido na Central de Flagrantes de Anápolis, Wagner negou a referida autorização e disse que estava dormindo com a esposa e o filho quando os policiais invadiram a casa. A versão dele corresponde ao mostrado nas imagens colhidas, o que levou os promotores a denunciarem Josias Alves da Silva, Victor Lemes Vaz, Rodrigo Troiani Ruela e Elber Geovani Costa por abuso de autoridade. Josias também foi denunciado por falsidade ideológica pelas informações inverídicas inseridas no RAI.  Além da condenação dos policiais, o MP também requereu a fixação de indenização mínima a título de reparação de danos materiais e morais causados pelas infrações contidas no Código de Processo Penal Militar.

(Texto: Mariani Ribeiro/Assessoria de Comunicação do MPGO)

Blog do Mamede

Recent Posts

Padre Júlio Lancellotti reage e processa Marçal por difamação

Padre Júlio Lancellotti reage e processa Marçal por difamação   Candidato a prefeito de São…

12 horas ago

Comitê recomenda ao Governo retorno do horário de verão

Comitê recomenda ao Governo retorno do horário de verão   Além de ampliar o período…

12 horas ago

Economistas criticam aumento dos juros: “afronta ao governo e à economia”

Economistas criticam aumento dos juros: “afronta ao governo e à economia”   O aumento para…

12 horas ago

Grandes e médias empresas ainda pagam salários 50% menores às mulheres negras

Grandes e médias empresas ainda pagam salários 50% menores às mulheres negras   Relatório do…

12 horas ago

Dandara quer Uberlândia com desenvolvimento e inclusão social

Dandara quer Uberlândia com desenvolvimento e inclusão social Deputada federal disputa para ser a 1ª…

1 dia ago

Intelectuais apoiam suspensão do X e criticam ataque à soberania digital brasileira

Intelectuais apoiam suspensão do X e criticam ataque à soberania digital brasileira   Os economistas…

1 dia ago