Categories: Sem categoria

PGR pede inclusão de Bolsonaro em investigação sobre atos golpistas

Spread the love
FacebookFacebookTwitterTwitterRedditRedditLinkedinLinkedinPinterestPinterestMeWeMeWeMixMixWhatsappWhatsapp

PGR pede inclusão de Bolsonaro em investigação sobre atos golpistas

 

Com o pedido da Procuradoria em mãos, a presidente do STF, Rosa Weber, pode tanto deliberar sobre o assunto quanto encaminhar o caso a outro ministro do Supremo.

 

Sob pressão, a PGR (Procuradoria-Geral da República) vai pedir ao STF (Supremo Tribunal Federal) que inclua o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no inquérito sobre atos golpistas promovidos por seus apoiadores, no domingo (8), em Brasília. A decisão reflete uma mudança na postura do procurador-geral Augusto Aras, que vinha blindando Bolsonaro de qualquer investigação relacionada a ataques à democracia.

O inquérito do Supremo visa descobrir quais são os “autores intelectuais” e instigadores dos ataques. Na manifestação golpista de domingo, seguidores de Bolsonaro invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes – o Palácio do Planalto (Executivo), o Congresso Nacional (Legislativo) e o próprio STF (Judiciário). Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal, 1.159 envolvidos estão presos no Complexo da Papuda.

Cabe à PGR investigar ou denunciar o presidente da República e outros políticos com foro privilegiado. Embora Bolsonaro já tenha deixado o cargo, a iniciativa é válida porque há inquéritos sobre práticas antidemocráticas abertos antes da mudança de governo. Com o pedido da Procuradoria em mãos, a presidente do STF, Rosa Weber, pode tanto deliberar sobre o assunto quanto encaminhar o caso a outro ministro do Supremo.

A pressão para que Aras deixasse de proteger Bolsonaro atingiu nova escala nesta quinta-feira (12), quando 79 integrantes do Ministério Público Federal lhe encaminharam representação para cobrar a abertura de uma investigação contra o ex-presidente. No mesmo dia, a Polícia Federal encontrou na casa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres uma minuta de decreto para Bolsonaro intervir no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e mudar o resultado das eleições presidenciais de 2022.

O documento dos 79 subprocuradores e procuradores indica que na terça-feira (10), menos de 48 horas depois dos ataques aos Três Poderes, Bolsonaro cometeu o crime de incitação ao divulgar em suas redes um vídeo golpista. O material contestava, sem provas, as urnas eletrônicas e dizia que Lula não foi eleito pelo povo, mas, sim, “escolhido” pela Justiça Eleitoral e pelo STF. Conforme a representação, o post de Bolsonaro, embora já apagado, é parte da prolongada campanha de desinformação que o ex-presidente tem executado nos últimos anos.

AUTOR
FacebookFacebookTwitterTwitterRedditRedditLinkedinLinkedinPinterestPinterestMeWeMeWeMixMixWhatsappWhatsapp
Blog do Mamede

Recent Posts

STF recebe denúncia contra mais seis acusados de tentativa de golpe

STF recebe denúncia contra mais seis acusados de tentativa de golpe Decisão unânime da 1ª…

28 minutos ago

Acionados pelo MPGO, radialista e rádio de Formosa são condenados por discurso de ódio contra religiões de matriz africana e terão que fazer retratação

Acionados pelo MPGO, radialista e rádio de Formosa são condenados por discurso de ódio contra…

30 minutos ago

Cem anos do “Processo” de Kafka: quando a farsa se repete como história

Cem anos do “Processo” de Kafka: quando a farsa se repete como história   O…

49 minutos ago

Por unanimidade, STF torna réus mais 6 pela tentativa de golpe

Por unanimidade, STF torna réus mais 6 pela tentativa de golpe   Os acusados do…

52 minutos ago

Rio se torna Capital Mundial do Livro, a primeira de língua portuguesa

Rio se torna Capital Mundial do Livro, a primeira de língua portuguesa   Título concedido…

53 minutos ago

EUA ameaçam tarifas de até 3.521% sobre painel solar e testam parceria do Vietnã

EUA ameaçam tarifas de até 3.521% sobre painel solar e testam parceria do Vietnã  …

54 minutos ago