Categories: Sem categoria

Lula sanciona lei antirracista e anuncia candidatura de Belém para sediar COP-30

Spread the love

Lula sanciona lei antirracista e anuncia candidatura de Belém para sediar COP-30

Com as medidas, pena de injúria racial fica mais dura e capital do Pará se oferece para abrigar conferência ambiental da ONU. Agenda do presidente foi marcada por medidas práticas e gestos simbólicos de poder transformador

Ricardo Stuckert

Janja, Lula, as ministras Anielle Franco e Sonia Guajajara e o ministro Silvio Almeida Foto: Ricardo Stuckert

Enquanto a parcela antidemocrática da oposição tenta, sem sucesso, inviabilizar o novo governo, o presidente Lula, seus ministros e todos aqueles que têm compromisso com o futuro do Brasil continuam trabalhando pela construção de um país mais justo e igual.

LEIA TAMBÉM: Lula: “Qualquer gesto que contrarie a democracia brasileira será punido dentro da lei”

A agenda cumprida nesta quarta-feira (11) por Lula foi repleta de atos que conseguiram unir tanto medidas práticas importantes quanto gestos que carregam grande força simbólica, capazes de guiar a sociedade brasileira para novos caminhos.

Um dos exemplos disso foi a decisão de Lula de sancionar o Projeto de Lei n° 4566/2021, que tipifica a injúria racial como crime de racismo, logo após participar da cerimônia que marcou a posse de uma mulher negra, Anielle Franco, e outra indígena, Sonia Guajajara, nos cargos de ministras da Igualdade Racial e dos Povos Indígenas, respectivamente (veja aqui como foi a cerimônia).

Com a sanção, o projeto, aprovado pela Câmara dos Deputados no início de dezembro de 2022, se torna lei. E, assim, a pena para o crime de injúria racial aumentou de 1 a 3 anos de reclusão para 2 a 5 anos.

Em seguida, pelo Twitter, Lula deixou claro que as duas ministras têm todo seu apoio para promover mais transformações na sociedade brasileira. “Criamos os ministérios dos Povos Indígenas e da Igualdade Racial para promovermos políticas com as quais o Brasil tem uma obrigação histórica. Contem comigo para construirmos um Brasil do futuro com respeito e direitos”, escreveu o presidente.

 

Diálogo e preocupação ambiental

Em outro gesto carregado tanto de vontade realizadora quanto de simbolismo, Lula recebeu no Palácio do Planalto dois governadores: o do Pará, Helder Barbalho (MDB), que o apoiou na campanha eleitoral, e o de São Paulo, Tarcísio Freitas (Republicanos), que apoiou o ex-presidente.

Após o encontro com Freitas, Lula publicou uma foto de ambos nas redes sociais com a seguinte mensagem: “Conversei hoje com o governador de São Paulo. Na campanha, falei que respeitaria e trabalharia com todos os governadores, pelo bem do Brasil. É o que estamos fazendo.” 

 

Já do encontro com Helder Barbalho, o resultado foi o anúncio da formalização da candidatura de Belém como cidade sede para a COP-30, a conferência do clima da ONU que ocorrerá em 2025.

Com a iniciativa, o Brasil reassume perante o mundo o compromisso de preservar o seu vasto e rico meio ambiente e de voltar a ser um ator internacional na luta contra as mudanças climáticas (veja vídeo do anúncio abaixo).

 

Da Redação

Blog do Mamede

Recent Posts

STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público

STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…

19 horas ago

Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes

Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…

20 horas ago

20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade

20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…

20 horas ago

Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório

Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório   Ouvidoria das Polícias estadual…

20 horas ago

Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid

Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid   PF…

20 horas ago

Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial

Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial   É preciso desenvolvimento com valorização…

20 horas ago